Prefeitura de Itapevi e Sabesp vão regularizar ligações de esgotos no Jardim Dona Elvira

Uma parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a Sabesp vai garantir a ampliação do serviço de coleta de esgotos em 150 moradias da rua Carmem Silva de Almeida, no Jardim Dona Elvira. Em assembleia de moradores realizada na quinta-feira (23), no CEMEB Mário Thomaz (Jardim Vitápolis), o secretário do Meio Ambiente, Evangelista Limas, anunciou a ação.

As moradias estão situadas às margens do rio Barueri-Mirim e despejam no leito do rio todo o esgoto produzido, aumentando a poluição da via fluvial. Com as obras de canalização em andamento, a regularização da coleta de esgotos é parte fundamental na despoluição e prevenção a inundações no bairro.

Segundo o secretário, as obras devem ser iniciadas nesta semana e se prolongarão pelos próximos 90 dias. “A Sabesp se responsabilizará pela cessão do material para obras e pela orientação técnica. A Prefeitura, por meio da empresa responsável pela canalização, entra com a mão de obra e vai realizar os trabalhos ao longo da via”, explicou o secretário.

Presente à reunião, o vice-prefeito Fláudio Azevedo destacou a importância das ações no aumento da qualidade de vida da população. “A canalização e a regularização do esgoto têm impacto na prevenção às enchentes, mas também na condição de saúde dos moradores, sobretudo os que vivem nas proximidades do rio. Sem dúvida, essa é a ação mais importante já desenvolvida na cidade nos últimos anos”, ressaltou.

Acompanharam a reunião técnicos da Prefeitura, da Sabesp e da empresa responsável pelas obras de canalização, além do vereador Cláudio Lopes (Tico), do secretário adjunto de Trânsito e Transportes, Cícero Aparecido, e da secretária da Saúde, Maria Dalva Amin dos Santos.

As obras de macrodrenagem de rios e córregos de Itapevi já garantiram a canalização de mais de 3,7 km na cidade de Itapevi. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão, o córrego Ribeirão do Sapiantã já possui cerca de 900 metros concluídos, dos 1,5 km de extensão previstos. Já o rio Barueri-Mirim possui 2,8 km canalizados nos bairros Jardim Vitápolis, Jardim Dona Elvira e Cidade Saúde.

Relacionados