Portal Emprega Itapevi auxilia munícipes na busca por recolocação profissional

Imagine uma ferramenta municipal gratuita que auxilie o munícipe, com ensino superior ou técnico, na busca por um emprego. Na Prefeitura de Itapevi isso já é uma realidade, uma vez que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) mantém o portal eletrônico Emprega Itapevi (www.empregaitapevi.sp.gov.br).

O site – desenvolvido em pareceria com a Secretaria da Educação, por meio dos bolsistas do programa Conexão Jovem – pode ser acessado em diversas plataformas, seja pelo tablet, smartphone ou computadore.

O diferencial do portal é que os serviços serão oferecidos de forma totalmente gratuita, tanto para os profissionais que se cadastrarem, quanto às empresas que procuram perfis específicos de trabalhadores.

Contratado recentemente por meio do site do Emprega, o auxiliar contábil Paulo Jorge Batista da Silva contou que conheceu o site quando estava em busca de uma recolocação profissional no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Itapevi, também gerenciado pela SEDET.

“Minha tia disse para eu ir ao PAT pra ver se havia alguma vaga para mim. Foi ai que eu descobri o site, então resolvi me cadastrar. E não demorou muito para as meninas me ligarem falando da vaga. Quando descobri o Emprega já saí avisando para os meus amigos com ensino técnico ou superior para se cadastrarem também”, enfatizou Paulo.

Além dos candidatos, as empresas da cidade e da região também podem cadastrar suas vagas. Foi o caso da Brascargo (empresa de logística e transporte) que contratou Paulo.

Segundo o gerente de Desenvolvimento Organizacional da empresa, Marcio de Abreu Moreno, a ideia de criar um portal para auxiliar no processo de contratação da empresa se torna um diferencial. “A iniciativa é ótima para a melhora do nível profissional dos candidatos. É uma ferramenta muito interessante”, disse.

Em funcionamento desde dezembro de 2014 o site já conta com 34 empresas cadastradas, além de 514 candidatos inscritos – números que variam diariamente, segundo os responsáveis pelo departamento.

Antes de serem encaminhados às empresas, os profissionais que se candidatam a vagas passam por uma triagem. Os profissionais do Emprega Itapevi entram em contato com o candidato e agendam uma entrevista para saber se ele se enquadra no perfil solicitado pela empresa. Posto isso, os selecionados recebem uma carta de encaminhamento para participarem do processo de entrevista, que ocorre de acordo com os critérios de cada instituição.

Para a assistente de Recursos Humanos, Raquel Fragoso, também da empresa Brascargo, a triagem feita pela Prefeitura para o envio de candidatos que se enquadrem no perfil solicitado é um dos grandes diferenciais das demais agências. “Ter profissionais que fazem pré-entrevista auxilia muito. Essa é uma força bem legal para a empresa”, ressaltou.

Os interessados em fazer o cadastro podem acessar o portal www.empregaitapevi.sp.gov.br ou o site da Prefeitura de Itapevi e acessar o ícone “Emprega” na barra lateral direita. Além dos dados pessoais é possível adicionar foto e acompanhar as vagas pelo “Painel”, além de criar o próprio currículo.

Relacionados