Prefeitura de Itapevi e Caixa realizam sorteio de casas populares do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

No sábado (25), aconteceu no Complexo Desportivo Educacional João Salvarani o sorteio das 181 moradias do empreendimento Villágio Ambuitá, realizado pela Prefeitura de Itapevi e pela Caixa Econômica Federal. A ação, executada através do PROHAB – Programa Municipal de Incentivos à Implantação de Habitação Popular, com vínculo direto com o Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo Federal – visa oferecer moradia digna a moradores de baixa renda.

Os sorteados foram previamente cadastrados pela Secretaria da Habitação, pasta responsável pelo projeto, que incluiu cerca de 2 mil pessoas para a listagem inicial. Ao todo, foram sorteados 440 nomes, sendo 06 imóveis destinados a pessoas idosas, 06 destinados para portadores de deficiência e 169 nomes para a demanda geral. Também foram sorteados 14 suplentes para idosos, 14 suplentes para deficientes e 231 para demanda geral.

Presente ao evento, o prefeito Jaci Tadeu falou sobre a vinda do programa para Itapevi. “Este é um marco na nossa cidade. Foram anos de dedicação, tanto da Prefeitura quanto da Câmara, para que pudéssemos chegar a este dia. O programa é uma continuidade das ações da Prefeitura voltadas à oferta de infraestrutura, com asfalto, rede de água e esgotos. Hoje, podemos avançar ainda mais nos investimentos em qualidade de vida”, declarou Jaci Tadeu.

O secretário de Habitação, Francisco Eleutério, desejou sorte a todos os concorrentes e agradeceu o apoio da Câmara. “Concluir esta ação é gratificante. Agradeço a Câmara dos vereadores que aprovou, entendeu e validou todo esse projeto e agradeço aos funcionários da Secretaria de Habitação pelo profissionalismo e empenho”, ressaltou o secretário.

Um dos sorteados foi a munícipe Maria Antonia de Lima Andrade, de 70 anos e moradora do Jardim Dona Elvira, que comemorou quando ouviu a escolha de seu nome: “Eu fiquei muito feliz. Esse programa é muito bom e hoje, graças a Deus, eu tenho a chance ter minha casa própria”, afirmou Maria Antonia, emocionada.

O munícipe Antonio Coelho, de 66 anos foi o primeiro sorteado. “Moro de aluguel, com minha esposa, no Jd. Paulista, e agora tenho a chance de ter minha casa. Estou muito contente. Agora só preciso separar os documentos”, afirmou Antonio.

Os contemplados terão que apresentar documentação específica para dar início ao processo de aquisição, que possui critérios estabelecidos pela Caixa Econômica Federal. Após a conclusão da análise de documentos, a relação de candidatos habilitados será publicada no Diário Oficial de Itapevi.

“Nós ficamos emocionados em um evento como este. O maior sonho de uma pessoa é ter sua casa própria, poder dar abrigo para si e para sua família. Este é só o primeiro empreendimento. Faço parte da comissão de validação e me sinto muito feliz por contribuir com sonho destas pessoas”, disse o presidente da Câmara, Julio Portela.

O deputado estadual, Igor Soares, compareceu ao sorteio e disse que buscará sempre expandir as relações de Itapevi com o Governo Estadual, findando a busca por novos benefícios. “Antes de ser eleito deputado, fui vereador nesta cidade e sei do compromisso e competência de se aprovar projetos para a melhoria do município. O prefeito Jaci Tadeu sempre lutou para que a cidade pudesse ter benefícios como este, e fico feliz de auxiliar Itapevi nas intermediações com o Estado”, declarou o deputado.

O vice-prefeito Fláudio Limas e os secretários Argemiro Lage (Infraestrutura e Serviços Urbanos), Lilian Braga (Educação), Ruth Banholzer (Governo), Joaquim Henrique (Esportes e Lazer), José Americo Leite (Planejamento e Gestão), Fábio Andrade (Administração), Ademir Vilhena (Cultura, Juventude e Turismo), Vicente Bandeira (Negócios Internos e Jurídicos), Walter Hasegawa (Desenvolvimento Urbano) e Israel Marques (Trânsito e Transportes) prestigiaram o evento.

Os vereadores Alexandre Rodrigues, Cláudio Lopes (Tico), Paulo Rogiério (Prof. Paulinho), Anderson Cavanha (Bruxão do Taxi) e Antonio de Paulo (Toni da Gente), também compareceram ao sorteio, além do empresário Rodolfo Galdino, da empresa Mapa Construções, responsável pela construção das moradias.

Prefeitura lança Programa de Habitação Popular

A implantação das 181 moradias do condomínio Villágio Ambuitá e o posterior sorteio das residências foram possíveis graças à criação do Programa de Habitação Popular, lançado também no sábado (25). A ação oferece ao município mais uma ferramenta na busca por investimentos voltados a projetos habitacionais, com o objetivo de estimular a construção de empreendimentos imobiliários voltados a famílias com baixa renda (ganho de até R$1600 mensais), facilitando, posteriormente, a compra do imóvel pelos sorteados.

Por meio desse plano, os Governos Municipal, Estadual e Federal, bem como a iniciativa privada, podem firmar convênios para construção de novas residências destinadas a esse público. Além do Villágio Ambuitá, posteriormente, um segundo empreendimento – com 296 unidades habitacionais – será destinado a famílias da mesma faixa de renda, e está previsto para início de obras até dezembro de 2015.

A Prefeitura trabalha ainda com mais 400 unidades habitacionais, em um terceiro empreendimento sendo que neste último serão oferecidas 200 unidades para servidores municipais. Ao todo, a Prefeitura de Itapevi objetiva a construção de 3.210 unidades habitacionais. Os moradores que ainda não se inscreveram para concorrer às moradias populares poderão fazê-lo a partir do segundo semestre de 2015, por meio de um link que será disponibilizado para o cadastro de demanda habitacional do município.

Relacionados