Prefeitura de Itapevi construirá Centro de Formação de Professores

Construo_Centro_Professor2A Prefeitura de Itapevi construirá o Centro Municipal de Formação de Professores, no lugar do antigo Núcleo Interativo de Ensino Jorge Amado, no centro da cidade.

Desativado por problemas de estruturação em 2007, a Prefeitura realizou nesta segunda-feira (13), a demolição do edifício onde se localizava o Núcleo, por não oferecer condições de segurança aos usuários.

O prédio, que comportava a Biblioteca e o Teatro Municipal, já foi utilizado como sede do antigo Velório Municipal. Inaugurado no ano 2000 sobre a mesma estrutura do antigo velório, o local apresentou rachaduras em suas paredes poucos meses depois de sua entrega, contando apenas com pequenas adaptações para utilização.

 Em 2002, um laudo técnico elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) determinou a realização de reformas na estrutura do prédio. “No entanto, mesmo com as reformas realizadas na época, o edifício continuou apresentando problemas estruturais e no ano de 2007, após vistoria realizada por engenheiros da prefeitura, houve a necessidade imediata de interdição do local com o objetivo de garantir a segurança dos servidores e usuários do espaço, além da elaboração de um novo laudo, realizado por uma empresa especializada, por solicitação da prefeita Dra. Ruth Banholzer”, comentou o diretor do Departamento de Educação, prof. Fábio José de Andrade.

O laudo apontou que as galerias de águas pluviais que se localizam nos arredores do prédio foram subdimensionadas e como não foram construídas nas dimensões corretas e necessárias, os encanamentos não comportavam o volume de água recebido, o que contribuiu para erosão do solo e danificação da infraestrutura do local. Por apresentar novas rachaduras, sob medidas de segurança, a atual administração interditou o local ao final do ano de 2007

De acordo com a administração municipal, não foram encontrados registros de projetos de construção, nem sequer existem plantas do edifício, o que dificultou ainda mais a ação preventiva da Prefeitura. Com a realização de novos estudos por uma empresa técnica contratada, o laudo apresentado concluiu que não seria possível a recuperação da estrutura do local.

Após o estudo dos laudos técnicos e a impossibilidade de reaproveitamento do prédio, a Prefeitura demoliu a estrutura antiga do local. “O local não possuía as condições de estrutura e segurança necessárias e isto pode ser avaliado pela facilidade com que a máquina utilizada derrubou o prédio”, comentou a prefeita Dra. Ruth Banholzer, que acompanhou a demolição do imóvel.

A prefeita ainda destacou que está sendo elaborado o projeto do novo Centro de Formação do Professor, que também abrigará o Centro Administrativo da Secretaria de Educação e Cultura e outros departamentos administrativos da pasta. “Com base nos estudos de solo, logo após a retirada do entulho do edifício, será formatado mais um equipamento voltado ao enriquecimento da educação no município de Itapevi. A população pode ter certeza de que o novo prédio será construído com as devidas condições de segurança e será motivo de orgulho para nossa cidade”, finalizou.

Relacionados