Prefeitura de Itapevi constrói 42 novas moradias no bairro do Areião

urbanizacao_AreiaoEm mais uma etapa das obras previstas no projeto de Urbanização Integrada do Areião, a Prefeitura de Itapevi e o Governo Federal estão construindo 42 novas moradias dentro do bairro.

As intervenções têm por objetivo garantir qualidade de vida e segurança às famílias que permanecerão residindo no bairro, retirando-as de locais insalubres.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, as moradias possuem as mesmas dimensões das casas construídas na área de reassentamento da Vila da Paz – são 32 metros quadrados de área construída, com dois cômodos e um sanitário, rede elétrica e hidráulica, bem como espaço para ampliação.

Ao final dos trabalhos, previsto para cinco meses, as famílias serão removidas para as novas residências e as antigas moradias serão demolidas e darão lugar a outras benfeitorias previstas no projeto, como abertura e pavimentação de ruas, instalação de rede elétrica, de água tratada e coleta de esgoto e a sequência da canalização de um córrego que corta o bairro.

O canal tem três metros de largura com altura que varia entre 1,5 e dois metros, se estendendo por 524,5 metros de extensão. Grande parte do serviço, iniciado em 2009, já foi realizada, restando cerca de 80 metros de tubulação a ser implantada. “Este trecho será feito com aduelas de concreto pré-moldados, em ações desenvolvidas pela empresa HGuedes nas próximas semanas”, comentou o vice-prefeito e responsável pela pasta de Desenvolvimento Urbano de Itapevi, Jaci Tadeu da Silva.

O serviço deverá ser ampliado com a canalização de mais 400 metros do córrego, em trecho que faz a interligação do assentamento da Vila da Paz com o bairro do Areião. “Com esta ação, reduziremos ainda mais as probabilidades de inundação na região, garantindo a segurança de milhares de pessoas desses bairros”, disse o vice-prefeito.

Além da canalização do córrego, está em andamento a construção de dois centros comunitários. O principal deles, localizado na avenida Pedro Paulino, está em fase de finalização, restando a implantação da rede elétrica. “Após a conclusão dos trabalhos, dentro de aproximadamente um mês, a posse do prédio será transferida para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que desenvolverá ações junto à população do bairro”, ressaltou Jaci.

Outro prédio, desta vez na avenida Luis Belli, está sendo recuperado para servir também de Centro Comunitário para a comunidade da Vila da Paz. O espaço, após as intervenções, que deverão durar mais três meses, poderá ser utilizado para realização de atividades de cunho social mantidas pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Itapevi.

Relacionados