Moradores do Parque dos Bandeirantes elogiam mudanças proporcionadas pela Prefeitura de Itapevi

Parque_dos_BandeirantesQuando as primeiras assembleias começaram a ser realizadas pela Prefeitura de Itapevi, em 2008, muitos moradores da rua Egito, no Jardim Santa Rita, não alimentavam esperanças de que o projeto de urbanização do bairro saísse do papel.

Era o caso da munícipe Maria da Conceição. Cansada de ouvir promessas vazias de outros governos que administraram a cidade, a moradora lembra que participava das reuniões sem acreditar nas informações e datas que eram passadas aos moradores.

“Não acreditava em uma palavra do que diziam as autoridades. Eu tinha absoluta certeza de que, mais uma vez, seríamos enganados”, lembra Conceição. Hoje, no entanto, o sonho de morar em uma casa própria dotada de toda a infraestrutura, tornou-se uma realidade na vida dela e de outras centenas de moradores.

Nos últimos meses, a Prefeitura realizou a mudança de 222 famílias que habitavam em áreas de risco no Jardim Santa Rita. Os imóveis construídos no Parque dos Bandeirantes, área de remanejamento situada próxima ao bairro Alto da Colina, possuem 32 m² de área construída, podendo ser ampliados para mais de 36,80 m², o que, inclusive, já está sendo realizado por inúmeros moradores.

O novo bairro possui ruas pavimentadas, rede de água tratada e de coleta de esgoto domiciliar e rede de energia elétrica, serviços de necessidade básica mas que, para Arismar Ferreira da Silva, ainda são uma novidade. “Nossa vida melhorou bastante. Onde morávamos não tínhamos água e luz e rede de esgoto regularizadas. Agora, só de termos acesso a esses serviços, já é um ganho enorme”, reconhece o morador.

A dona de casa Cláudia Santana da Silva é outra moradora que comemora o sucesso do projeto, realizado em parceria com o Governo Federal. Até receber a nova casa onde hoje vive com seu marido e três filhos, ela e sua família moravam em um pequeno imóvel de dois cômodos. Para ela, a qualidade da nova vida que levam no Parque dos Bandeirantes pode ser medida pela alegria estampada no rosto de seus filhos. “Onde morávamos, eles não podiam brincar com liberdade e segurança pelas ruas. Aqui, isso é possível”, avalia Cláudia.

Principal responsável pelo desenvolvimento do projeto de Urbanização, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu, ressalta a importância que a mudança teve para a vida de cada família contemplada. “Muitos moradores já estão realizando melhorias nas casas adquiridas, ampliando os cômodos, dando um acabamento interno e externo, enfim, enfeitando sua nova casa. Este é o verdadeiro sentido da reurbanização integrada, que é de estimular a mudança na vida das pessoas e uma mudança para melhor”, comenta Jaci Tadeu.

“Morávamos em um local muito apertado e com ligações irregulares que só nos traziam problemas. Este projeto foi muito bom, pois não via a hora de sair de lá. Agora tenho a oportunidade de levar uma vida melhor”, salientou, no dia em que se mudou para a nova moradia no Parque dos Bandeirantes,8 a munícipe Marineide Souza dos Santos.

 De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o projeto de Urbanização dos Assentamentos Precários da Rua Egito que beneficia 2.109 moradores deverá ter o custo total de R$ 10.859.536,68 e a contrapartida da Prefeitura será de R$ 3.905.836,68.

Com o remanejamento das famílias, as antigas residências estão sendo demolidas e, em seu lugar a empresa contratada está abrindo e pavimentando novas ruas, implantando rede oficial de energia elétrica, de fornecimento de água tratada e de coleta de esgoto domiciliar.

“Estamos garantindo a infraestrutura tanto para as famílias remanejadas quanto para as que permanecerão no local, oferecendo maior qualidade de vida a todas elas. Este é o nosso compromisso com toda a comunidade”, explica a prefeita Dra. Ruth Banholzer. O projeto inclui ainda ações sociais, nos moldes das que são realizadas com as famílias da Vila da Paz, bairro advindo do projeto de Urbanização Integrada do Areião.

 

Relacionados