Prefeitura de Itapevi conclui curso voltado para Deficiência Intelectual e Síndrome de Down

A Prefeitura de Itapevi, no último dia 24, realizou por meio da Secretaria de Educação, uma solenidade para entrega de certificados, marcando assim, o encerramento do curso de formação voltado para Deficiência Intelectual e Síndrome de Down.

“Estamos trabalhando pelo futuro destas crianças e respeito muito o trabalho desses servidores que estão se qualificando para trabalhar em prol de uma educação de qualidade e humanizada. Isso é um desafio que deve ser levado sempre em consideração”, disse o prefeito Jaci Tadeu durante seu discurso. 

O curso teve duração de três meses e foi direcionado pelo Grupo de Apoio à Inclusão (GAI), tendo como público alvo professores da rede e pais de crianças deficientes. De acordo com a Secretaria de Educação, o objetivo foi oferecer aos participantes subsídios para melhor atender as necessidades dos alunos, educadores e família, a fim de promover a verdadeira inclusão.

“A inclusão está caminhando no Brasil. Ver esse tipo de iniciativa mostra o quanto é importante para os educadores e pais acompanharem o desenvolvimento dos alunos e filhos que apresentam algum tipo de deficiência”, observou o vice-prefeito Fláudio Azevedo.  

O público também teve o privilégio de ouvir a uma palestra ministrada por Rosimar da Silva, mãe, pedagoga e especialista na Deficiência Intelectual, que contou um pouco de sua experiência vivida com o filho que apresenta a Síndrome de Down. Além disso, os presentes ainda acompanharam os relatos do casal Arthur e Ilka Farrath, ambos com Síndrome de Down.

Já a secretária de Educação, Lilian Braga destacou a importância da ampliação do projeto. “Temos a expectativa de ampliar esse projeto, para que mais professores e  pais de alunos tenham acesso a essas informações, e assim possamos ter escolas cada vez mais inclusivas e preparadas para receber alunos com necessidades especiais”, disse. 

“Realizar o curso é uma maneira de aprender meios, com trocas de experiências, de incluir os alunos. O amor é fundamental em tudo na vida. E essa ação mostra que os professores estão empenhados em trabalhar pelo bem-estar e estimular o convívio social dessas crianças”, salientou a vereadora Camila Godói.    

O evento, além dos cursistas e gestores, foi prestigiado por autoridades do município como os vereadores Alexandre Rodrigues e Inacia Maria Nunes dos Santos e da secretária Laila Chaluppe (Mulher), que tiveram a oportunidade de acompanhar os depoimentos emocionantes da professora Luciana Inforsari, do CEMEB Presidente Tancredo de Almeida Neves e de Maria Zélia, mãe de Nathalia de Alcântara, aluna do CEMEB Benedicto Antonio dos Santos.

 

Relacionados