Prefeitura de Itapevi conclui atividades do projeto Criança Não Trabalha

Crianca_trabalhaA Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou no dia 24, no CEMEB Dra. Zilda Arns Neumann, o 2º Encontro de Práticas de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, evento que marcou o encerramento dos trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais, por meio do projeto Criança Não Trabalha, idealizado pelo Núcleo de Aprendizagem Integrada (NAI).

Além das autoridades locais, como o secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa, e dos supervisores das escolas municipais de Itapevi, o encontro também foi prestigiado por Izilda Orlando da Silva, que representou Rodrigo Garcia, secretário Estadual de Desenvolvimento Social, e por representantes das cidades de Carapicuíba, Osasco e Jandira.

Os convidados foram recebidos ao som do coral Cantar e Aprender, composto por alunos da E.M Viver e Aprender, e acompanharam uma apresentação dos professores da Escola de Música e dos alunos da Companhia de Dança, que estiveram juntos pela primeira vez.

Ao abrir o evento, o secretário Edgard José Fiusa agradeceu a presença de todos e ressaltou que os profissionais de Itapevi vêm demonstrando que educação se faz com exemplos e atitudes. “Tenho certeza de que hoje sairemos daqui orgulhosos e recompensados pela demonstração dos trabalhos”, afirmou.

Os participantes do encontro também tiveram a oportunidade de apreciar a exposição “Caminhos do Futuro – Itapevi contra o trabalho infantil”, que contou com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos com foco na temática dos direitos das crianças. “Estas atividades foram realizadas no mês de maio, e na ocasião, também foram apresentadas à comunidade. Porém, para que esta luta não seja esquecida, a partir do dia 4 de novembro, a exposição estará presente nas estações de trem de Itapevi, Comandante Sampaio e Júlio Prestes”, anunciou Ricardo Conceição, coordenador do NAI.  

Criança Não Trabalha 2012

Com foco na continuidade dos trabalhos em 2012, os representantes do NAI apresentaram “A Turminha do Criança Não Trabalha”, obra que no ano que vem estará presente nas escolas de Itapevi em duas versões: revista de história em quadrinhos, que pode ser conferida por meio da exposição de uma versão ampliada, e jogos eletrônicos para computador, que também foi visto em primeira mão pelas crianças nos computadores montados no evento. A produção destas duas obras envolveu os integrantes do NAI e os coordenadores e bolsistas do Programa Conexão Jovem.

“O Projeto Criança Não Trabalha foi criado em outubro de 2008, e, atualmente, conta com a participação de toda a rede municipal de educação de Itapevi, tornando-se referência na região. É com orgulho que vejo o envolvimento dos profissionais da educação, que desta forma, vêm propagando para cada vez mais longe o ideal de que o lugar das crianças é na escola e seus direitos têm que ser preservados”, ressalta a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

 

Relacionados