Prefeitura de Itapevi aplica mais de R$ 53 milhões em Saúde Pública

Investimentos_Saude_PublicaO município de Itapevi segue aplicando em saúde pública muito mais do que a Lei exige.

Somente no 2º quadrimestre deste ano – período compreendido entre maio e agosto-, a Prefeitura destinou mais de R$ 53 milhões para ações voltadas ao setor, o que representa algo superior a 30% do orçamento municipal do período. Estes recursos garantiram à população quase 1 milhão de atendimentos prestados.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Higiene e Saúde, durante audiência pública realizada no dia 09 deste mês, na Câmara Municipal. Segundo o secretário interino dr. Fábio Tangerino, os valores investidos demonstram a seriedade com a qual o assunto saúde é tratado na cidade.

“A Lei determina que sejam aplicados na área da Saúde no mínimo 15% da receita municipal. No entanto, por reconhecermos a importância de melhorar cada vez mais o atendimento prestado ao nosso munícipe, por determinação da prefeita Dra. Ruth Banholzer, temos aplicado o dobro deste valor”, afirmou.

De acordo com um gráfico apresentado pela pasta, os três Prontos Socorros existentes em Itapevi – PS. Central, Vila Dr. Cardoso e Amador Bueno – respondem por 70% do número de atendimentos realizados. Somente o Pronto Socorro Central, entregue por Dra. Ruth em 2008, atendeu no 2º quadrimestre deste ano 393 mil situações de emergências. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), por sua vez, são responsáveis por 18% dos atendimentos, seguidas pelas Unidades de Saúde da Família (USF), com 7%.

Os recursos também foram utilizados na capacitação dos profissionais, na compra de equipamentos e na construção e reforma de unidades. É o caso dos dois novos prédios das USF do Alto da Colina e do Jardim São Carlos, cujas obras já se encontram em fase final devendo ser entregues à população em breve. Ainda pode ser citada a UBS do Jardim Santa Rita, que, neste momento, passa por obras de reforma e ampliação.

 

Relacionados