Prefeitura amplia serviços de sinalização de trânsito e conservação das ruas de Itapevi

Considerado um dos mais aquecidos comércios populares da Grande São Paulo, o Centro de Itapevi é alvo de importantes intervenções urbanas por parte da Prefeitura. Algumas das ações realizadas incluem troca e instalação de sinalização de trânsito, pinturas de faixas nos cruzamentos e implantação de rampas para pessoas com dificuldade de locomoção. Outra intervenção feita é o reforço dos serviços de limpeza e coleta de resíduos produzidos na região, com a instalação de novas papeleiras para depósito de lixo.

De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) – órgão vinculado à Secretaria de Segurança – os serviços de melhoria na sinalização de trânsito e acessibilidade estão em andamento no Centro e também no Jardim Santa Rita, Jardim Rosemeire, Jardim Portela, Jardim da Rainha e Jardim Vitápolis. O projeto prevê ainda a ampliação dos serviços na Cohab, Vila Dr. Cardoso, Vila Nova Itapevi e Jardim Paulista nos próximos meses.

Conforme informações do Demutran, a tinta termoplástico extrudado é utilizada na região central da cidade e possui textura em alto relevo que garante melhor sinalização para deficientes visuais, além de ter maior durabilidade. Outra ação que oferece acessibilidade aos munícipes são as rampas de acesso para cadeirantes, que são instaladas em pontos de maior circulação de pessoas e também facilita o transporte de carrinhos de bebês.

Outro investimento em mobilidade urbana é a manutenção e pintura de abrigos de ônibus, que acontece em diferentes regiões. A instalação dos novos abrigos acontecerá ao longo da Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva e nos bairros Cohab e Quatro Encruzilhadas, nas próximas semanas. De acordo com a pasta responsável, a cidade recebeu 30 conjuntos para parada de ônibus, que serão distribuídos entre os bairros mencionados dentre outros.     

Para o prefeito Jaci Tadeu essas ações têm o papel de garantir acessibilidade para todos os munícipes. “Independente da limitação de cada morador, a cidade precisa estar acessível a todos. Por isso não poupamos esforços para melhorar ainda mais nossos principais acessos, que aos poucos também contemplará os moradores de bairros distantes”, disse o prefeito.

Papeleiras de lixo

Cem novas papeleiras ecológicas – que servem de depósito de latas de bebidas, embalagens pequenas, papéis e plásticos – serão implantadas em Itapevi nos próximos meses. É o que garante a empresa responsável pelo serviço, a Ecoita, que ressalta um total de 145 papeleiras ecológicas distribuídas na cidade, com instalação somente em 2013 de 62 novas lixeiras, em especial, nas ruas e avenidas centrais do município.

A instalação das papeleiras nas vias é feita a partir de estudos prévios levando em conta o fluxo de pessoas, a quantidade de estabelecimentos comerciais presentes ao longo da via e se está no cronograma de varrição – que permite a troca de sacos plásticos e manutenção dos suportes para descarte de lixo. A medida tem por objetivo reduzir o índice de lixo nas ruas da cidade, contribuindo para a valorização do espaço público e prevenindo inundações.

Contudo, é necessário manter os suportes em boas condições para que o lixo seja recolhido e descartado corretamente. Nas últimas semanas, das 20 papeleiras ecológicas instaladas na extensão da avenida Rubens Caramez, 13 foram danificadas por conta de mau uso e, felizmente, foi possível a recuperação de 08 unidades que estão em fase de recolocação.

Relacionados