Polícia Militar e Guarda Municipal realizam “Operação Desmanche” em Itapevi

DesmanchesNa manhã desta quarta-feira (28), a Polícia Militar, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança e a Secretaria da Receita de Itapevi, realizou uma ação denominada “Operação Desmanche”, que contou com a vistoria e lacração de desmanches ilegais em diversos pontos da cidade.

À frente da operação esteve o capitão do 3ª CIA. do 20º Batalhão da Polícia Militar, Ângelo Aparecido Moitinho, que percorreu a maioria dos desmanches, averiguando, junto aos fiscais, as irregularidades dos locais, perante a documentação necessária para o funcionamento dos mesmos.

“Acreditamos que hoje os cidadãos itapevienses obtiveram uma resposta de nossos serviços. Muitos desses desmanches funcionam ilegalmente e recebem diversos carros roubados, diariamente. O grande destaque da operação foi a abordagem realizada com a legislação vigente em mãos, evitando qualquer tipo de desavença ou questionamento da Lei”, disse Moitinho.

A documentação mínima necessária para legalização e funcionamento dos desmanches requer um alvará expedido pela Prefeitura e uma licença expedida pelo DETRAN (Departamento de Transito de São Paulo). Deve-se abrir um documento para cada veículo que dê entrada no local e um livro com a relação de peças retiradas, juntamente anotadas com o chassi do veículo a que pertence.

Mais de 50 policiais militares saíram às ruas, em motos e viaturas, acompanhados por 30 Guardas Municipais, agentes da Polícia Civil e fiscais da Receita Municipal. Também acompanharam a operação o procurador da Secretaria de Negócios Internos e Jurídicos, Rafael de Castro Guedes, e a Diretora do Departamento de Receita, Jackeline Campos Shimada.

Ao todo, 13 desmanches foram considerados ilegais e acabaram lacrados. Para o Secretário de Segurança, Kleber Ferreira Maruxo, a operação obteve bons resultados. “Essa ação em parceria foi de grande valia. A lacração dos desmanches influencia na redução de veículos furtados no município, e na região, melhorando a segurança da população” disse Maruxo.

Relacionados