Palestra sobre dengue é realizada pela Prefeitura de Itapevi à professores do município

Dengue_EducacaoCom o intuito de propagar as informações sobre diversas formas de se previnir e combater a dengue, a Prefeitura de Itapevi realizou no auditório Darcy Ribeiro, na quarta-feira (24), uma palestra para professores e educadores da rede municipal de ensino, sobre as formas de se preveni a infestação do mosquito Aedes aegypti, inseto transmissor do virus da dengue.

Por meio da Secretaria de Higiene e Saúde, profissinais da Divisão de Controle de Vetores transmitiram aos presentes diversas informações sobre como previnir os focos de proliferação do inseto, como telar a caixa de água, não deixar vasos e outros recipientes com acúmulo de água, lavar as vasilhas de alimentação dos animais domésticos, dentre outras precauções.

A palestrante Paula Espinha, veterinária da Divisão de Vetores, alerta que é impossível a erradicação do Aedes aegypti, porém, os criadouros do inseto podem ser contidos, evitando que a doença se propague. “Temos que evitar que o mosquito se reproduza e diminuir os índices de contaminação. A ajuda da população no trabalho dos agentes de saúde em busca de possíveis focos também é essencial para evitar a contaminação”, disse Paula.

A professora Luciana Felipe Sanches, do CEMEB Adolpho Pinheiro Machado, no Jardim Rosemeire, conta que foi realizada uma passeata pelas ruas do bairro com os alunos do colégio, carregando faixas e cartazes, alertando os moradores sobre a prevenção e os males causados pela doença. “Saímos as ruas pendurando cartazes e distribuindo panfletos sobre os cuidados e perigos da doença. As crianças se divertiram e puderam aprender mais sobre os cuidados com o mosquito”, afirmou Luciana.

A Prefeitura de Itapevi está intensificando as ações de prevenção à proliferação do mosquito da dengue. Os profissionais da Saúde tem realizado em diversos bairros do município, a distribuição de panfletos com importantes informações sobre a prevenção e o combate ao mosquito, além da intensificação do serviços de telagem.

A funcionária pública Ivandete Luz, disse que o trabalho de conscientização da equipe de Saúde é fundamental para alertar a população sobre as formas de prevenção. “Tenho algumas plantas suspensas e outras de solo, mas não utilizo pratos. Também costumo lavar bem as vasilhas de água dos meus cachorros, além de lavar a laje com cândida, para espantar o mosquito”, disse Ivandete.

Para intensificar os trabalhos de combate ao mosquito, a Prefeitura criou a Central de Combate à Dengue, nas dependências do Pronto-Socorro Municipal. O espaço oferece aos servidores do Controle de Vetores maior conforto e melhores condições para elaboração de planejamentos na prevenção e combate ao Aedes aegypti. “A dengue pode causar febre e dores no corpo. Caso haja suspeita, o munícipe deve procurar imediatamente um posto de saúde e iniciar os exames necessários para verificação”, disse a prefeita Dra. Ruth Banholzer, que também é médica.

Relacionados