Outubro Rosa: Câmara de Itapevi adere à campanha de prevenção e combate ao câncer de mama

A Câmara Municipal de Itapevi aderiu ao movimento mundial “Outubro Rosa”, no qual a cor rosa é compreendida como a união das nações em combate ao câncer de mama.  O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que no biênio 2014 e 2015, sejam diagnosticados 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres.

Com intenção de lembrar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a Câmara de Itapevi fixou, no dia 1º de outubro, cartazes nos corredores da Casa de Leis e deixará o site da instituição na cor rosa até o final de outubro.

Para o presidente da Câmara, Julio Portela, o apoio ao evento é uma forma de sinalizar a importância da prevenção do câncer de mama. “Vencer câncer de mama é um desafio para muitas mulheres e famílias. Infelizmente essa é uma enfermidade que afeta toda estrutura familiar, por isso vamos dedicar esses 31 dias para contribuir na conscientização da sociedade sobre o tema”, disse Portela.

A atenção da Casa de Leis com o tema é antiga, em 2011 os vereadores apresentaram requerimentos solicitando a realização de mutirão de mamografia. Já 2014 foi marcado pela apresentação de documentos solicitando a carreta do programa estadual Mulheres de Peito, ação de conscientização dos servidores e apresentação de projeto de lei.

Hoje a cidade conta com a Lei nº 2.310, de autoria dos vereadores Professor Paulinho, Camila Godói, Inácia dos Santos e Tininha, que instituiu o Outubro Rosa em Itapevi.

 

O Evento

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Com o intuito de promover um evento para dar atenção a este tópico tão frequente no cotidiano de todos e ao mesmo tempo, fomentar através do esporte uma maior qualidade de vida, o InORP – Instituto Oncológico de Ribeirão Preto idealizou a Corrida Outubro Rosa que será realizada sempre no mês de outubro.

Relacionados