Obras do Corredor Metropolitano deverão ser iniciadas ainda este mês

Incio_obras_CorredorAs obras de implantação do Corredor Metropolitano Itapevi/São Paulo – trecho prioritário Itapevi-Jandira e terminais metropolitanos – serão iniciadas ainda no mês de junho, segundo informou a EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

A criação do Corredor, uma das maiores obras viárias já realizadas em Itapevi, é uma reivindicação antiga da população e foi conquistada graças ao convênio de Cooperação Técnica e Apoio Recíproco entre o município e a EMTU/SP, firmado pela prefeita Dra. Ruth Banholzer em 2009.

 

Nessa quinta-feira (02), Dra. Ruth e o vice-prefeito Jaci Tadeu se reuniram com representantes da EMTU/SP, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, para estabelecer o início das obras e acertar os últimos detalhes para sua execução. Também participaram da reunião os secretários municipais Argemiro Lage (Obras e Serviços), Ruth Gianezzi (Assistência Social e Cidadania) e Kleber Maruxo (Segurança), além de técnicos do consórcio Corredor 4, responsável por executar a obra no trecho que abrange as cidades de Itapevi e Jandira.

 

De acordo com Roberto Fazilari, gerente de projetos do Corredor Itapevi/Butantã da EMTU, as obras serão iniciadas pelo canteiro central da avenida Feres Nacif Chaluppe (Corredor Oeste), que, durante os trabalhos, terá o trecho entre a Delegacia de Polícia e o Terminal Rodoviário parcialmente interditado. Para dar conta do fluxo de veículos que diariamente utiliza a via, a avenida Rubens Caramez deixará de ser bloqueada nos finais de semana. A Prefeitura também estuda rotas alternativas para dar vazão ao tráfego.

 

“Trata-se de uma obra há muitos anos aguardada e ansiada por nossos moradores e que se alinha diretamente com nossa política de desenvolvimento econômico e social do município. A participação dos poderes públicos nesta empreitada é de fundamental importância. Quem sai ganhando com esta parceria é a população”, comentou.

 

Ao todo, o Corredor Metropolitano terá uma extensão de 33 quilômetros e deverá atender não somente a população de Itapevi, mas também os moradores de Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo. O projeto promoverá a integração das linhas de ônibus municipais e intermunicipais, trens e metrô, garantindo maior agilidade e segurança nos deslocamentos de uma população estimada em 12,5 milhões de pessoas.

 

A primeira etapa consiste no trecho prioritário Itapevi-Jandira, além dos terminais metropolitanos das duas cidades. Usuários dos terminais já estão sendo comunicados sobre as mudanças de embarque e desembarque além das alterações necessárias ao trânsito local. Em relação às desapropriações de imóveis, a EMTU desenvolve desde o início do ano passado amplo programa de informação à população, visando processo transparente com a comunidade.

 

Apesar disso, muitas informações inverídicas têm sido publicadas, especialmente em relação às desocupações e aos processos judiciais. A empresa esclareceu que os depósitos dos imóveis a serem desapropriados vêm sendo efetuados regularmente e que as desocupações dos imóveis estão ocorrendo dentro do cronograma previsto.

 

O novo corredor visa à modernização e ampliação do transporte metropolitano. Além dos cinco quilômetros de pista, também está prevista para esta primeira fase a construção de um Terminal Metropolitano em Itapevi, assim como a reforma do Terminal de Jandira. Diversas melhorias, como calçadas, implantação de ciclovia, viaduto, passarela e pontos de parada, também fazem parte do projeto. A estimativa é de que o novo trajeto beneficie cerca de 16 mil pessoas por dia.

Relacionados