Obras de drenagem em Itapevi já superam 3,7 km de canalização

Iniciadas no segundo semestre de 2013, as obras de macrodrenagem de rios e córregos de Itapevi já garantiram a canalização de mais de 3,7 km na cidade de Itapevi. Nesta semana, operários e máquinas atuam no córrego Ribeirão do Sapiantã, em três frentes, para acelerar os trabalhos.

Uma equipe executa implantação de peças de concreto no leito do córrego, próximo à sede da Coordenadoria da Defesa Civil, na Cohab; outro grupo já implanta placas na altura do CEMEB Monteiro Lobato e um terceiro grupo realiza a dragagem do córrego próximo à estrada do Sapiantã, no Jardim Santa Rita.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão, serão canalizados 1,5 km de extensão no córrego Ribeirão do Sapiantã. O trecho já possui cerca de 900 metros concluídos desde o início das ações, em setembro de 2014, representando 60% dos trabalhos na região. Essa é a segunda fase do amplo projeto de macrodrenagem, que inclui a canalização de quatro mil metros do rio Barueri-Mirim.

Principal via fluvial de Itapevi, o rio Barueri-Mirim já possui grande parte de sua extensão atendida com o serviço de canalização. As ações foram iniciadas em 2013, já atingindo cerca de 2,8 km nos bairros Jardim Vitápolis, Jardim Dona Elvira e Cidade Saúde, em torno de 70% de obras concluídas.

Atualmente, os profissionais atuam no trecho do rio na altura da rua Carmem Silva de Almeida, nos bairros Jardim Vitápolis e Jardim Dona Elvira. Em todos os trechos estão sendo implantadas peças de concreto em formato de ‘L’, que são posteriormente interligadas e adaptadas ao curso da via fluvial.  Para isso, os operários desviam o curso para baixar o volume de águas. 

Além da canalização, está prevista a construção de duas pontes na rua Lafaiete Rodrigues (Jardim Vitápolis) e uma ponte na rua Hermentino Belomi (Cidade Saúde), ambas no rio Barueri-Mirim. Também está prevista a construção de piscinões de retenção de águas das chuvas.

As ações de drenagem são frutos de um amplo projeto desenvolvido pela equipe técnica da Prefeitura de Itapevi, a partir de 2006. “Trata-se do maior investimento público já realizado na cidade, orçada em cerca de R$ 97 milhões em recursos oriundos do Governo Federal, via Caixa Econômica Federal. A meta é reduzir os índices de inundações que ocorrem na cidade, em especial na região central”, destacou o prefeito Jaci Tadeu.

Relacionados