Prédio Administrativo da Prefeitura de Itapevi ganha galeria de fotos antigas

Centenas de pessoas transitam diariamente pelo prédio administrativo da Prefeitura de Itapevi. Com tantas secretarias concentradas em um mesmo local, o hall de entrada do edifício passou a abrigar, também, um pouco da história da cidade.

No próximo dia 18 de fevereiro, Itapevi completará 56 anos de emancipação político administrativa e, quem passa pelo corredor do piso térreo vê isso com clareza. Dispostos por toda a parede são pouco mais de 20 passos admirando fotos antigas da cidade.

Em cada retrato, a história de Itapevi é contada por si só. De acordo com o secretário de Administração, Fábio Andrade, os quadros chegaram a Prefeitura pelas mãos de munícipes que encontraram as imagens no porão de uma casa que eles alugavam.

“Há alguns meses o funcionário Ronaldo Silva de Pietri, me disse que conhecia uma família que havia encontrado quadros com fotos antigas da cidade e que queriam dar uma destinação adequada às imagens. Assim que ele me contou, pedi para que os trouxessem porque iríamos restaurar e deixá-los expostos na Prefeitura”, lembra.

Os quadros datam de décadas diferentes. No corredor central do térreo – afixadas na parede – pode ser visto o recorte de um jornal da época, já amarelado, em que noticia o ‘sim’ que os itapevienses disseram à emancipação.

Também fazem parte da galeria de fotos antigas de Itapevi uma imagem da antiga estação de trem, além do registro de um desfile de 7 de setembro, da antiga Câmara Municipal e uma foto da rua Joaquim Nunes com uma faixa “Pro Emancipação”.

A última fotografia, que está colocada ao final do corredor, retrata diversos sapateiros em frente à fachada do Paço Municipal. “Nessa foto aparecem os meninos que faziam curso de engraxate, que era um ofício oferecido pela Prefeitura”, relembra o secretário.

Quando chegaram à Prefeitura, os quadros foram restaurados e passaram por um amplo processo de limpeza. Todas as fotografias foram reproduzidas em arcos e lonas e entregues à Prefeitura. As fotos fazem parte do acervo do ex-prefeito de Itapevi, Dr. Osmar de Souza.

 

Relacionados