Mulheres de Itapevi têm mais uma opção para realizar exames de mamografia

A Carreta do “Programa Mulheres de Peito”, do Governo Estadual, ficará estacionada até o dia 28 de fevereiro no Complexo Desportivo Educacional João Salvarani (av. Rubens Caramez, 1000 A – Centro).

Os exames de mamografia, realizados pela unidade móvel, visam auxiliar na prevenção de doenças como o Câncer de Mama. Para realizar o procedimento mulheres acima de 50 anos não precisam de solicitação de médicos, basta apresentarem o documento de identificação (RG) juntamente com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já as munícipes com idade igual ou inferior a 49 anos necessitam de encaminhamento feito por um médico ou enfermeiro. As guias podem ser emitidas tanto pela rede pública quanto pela particular.

O prefeito Jaci Tadeu acompanhou a chegada da carreta na cidade, no último dia 03, e lembrou às mulheres da importância da realização desse exame anualmente. “A chegada da Carreta em Itapevi representa mais uma opção para realizar a mamografia. A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado mostra nosso empenho em cuidar das mulheres da cidade”, disse Jaci.

A Carreta atenderá sempre a partir das 9h.  Serão realizados 50 exames por dia – de segunda a sexta-feira – e 25 atendimentos aos sábados. O resultado da mamografia pode ser obtido três dias após a realização do procedimento e retirado no próprio local.

Cabe ressaltar que nos dias 16 e 17 de fevereiro, feriado de Carnaval, a carreta não terá expediente. No dia 18 (quarta-feira de Cinzas), o funcionamento será normal.

Para a secretária da Saúde de Itapevi Dra. Maria Dalva Amim a chegada da carreta complementa os serviços já ofertados pelo Estado. “As mamografias são realizadas pelo Estado. As mulheres são atendidas nas Unidades de Saúde do município e os exames de alta complexidade como esse são feitos pelo Estado. Devido ao nosso ótimo relacionamento com o Governo conseguimos atender a todos e, por isso, não possuímos demanda reprimida”, enfatizou.

Além do prefeito Jaci Tadeu estiveram presentes no primeiro dia da Carreta da Mamografia em Itapevi as secretárias Ruth Banholzer (Assistência Social e Cidadania) e Laila Chaluppe (Mulher), bem como o deputado estadual João Caramez

Relacionados