Moradores de Itapevi terão cadastro exclusivamente online para habitação popular

A partir de 18 de janeiro, habitantes de Itapevi interessados em conquistar a sonhada casa própria poderão se inscrever no Cadastro de Demanda Habitacional da Prefeitura. Nessa data entra em funcionamento o banner ‘Cadastro de Demanda Habitacional’ no site da Prefeitura (www.itapevi.sp.gov.br), na qual os internautas que residem em Itapevi devem se inscrever para futuros sorteios/seleções de moradias populares na cidade.

O sistema de cadastro habitacional que foi desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação em conjunto com a Secretaria de Habitação, permitirá aos moradores da cidade que participem em seleções públicas das moradias construídas por meio de parcerias entre a Prefeitura, a União, o Estado, a iniciativa privada e movimentos populares. O intuito do sistema é manter uma base de dados digital atualizada, permitindo um controle maior dessas informações.

“A cidade segue em desenvolvimento e isso gera uma demanda natural em relação a questão habitacional. Por isso, encontrar maneiras de facilitar o processo de cadastramento dos moradores também auxilia no mapeamento de perfis dos cidadãos. Isso pode gerar uma busca por projetos de moradias que atendam a esses perfis, seja pela estrutura ou renda familiar, por exemplo”, observa o prefeito Jaci Tadeu.  

Dentre as informações que devem ser prestadas no cadastro estão: RG, CPF, título de eleitor, número do NIS (antigo PIS/PASEP) ou Bolsa Família, além de dados como renda e a quantidade de pessoas que moram na mesma residência, entre outras.

Após finalizar o registro, será gerado um número de protocolo online, importante para que o morador acompanhe sua situação cadastral. A pasta afirma ainda que os dados serão válidos por um ano, sendo que o munícipe deve realizar o recadastramento anual e manter suas informações sempre atualizadas. Vale destacar que os cadastros realizados em 2009 e 2014 devem ser renovados.

Os critérios de seleção da demanda para os atuais e futuros programas habitacionais são nacional (conforme estabelecido na Portaria nº 595 do Ministério das Cidades) e municipal (de acordo com a Lei Complementar nº 77/2014, como é o caso do Programa de Habitação Popular – PROHAB), criado pela Prefeitura. Essa ação oferece ao município mais uma ferramenta na busca por investimentos voltados a projetos para suprir a demanda de moradias na cidade.

  •  

Relacionados