Prefeitura segue com programa de coleta de óleo de cozinha em Itapevi

A Secretaria do Meio Ambiente realizou, durante o último ano, a distribuição de LEV’s (Locais de Entrega Voluntária para o óleo de cozinha usado) em pontos estratégicos da cidade, visando o recolhimento do produto na cidade.

Os moradores de diversos bairros de Itapevi poderão ter acesso a postos de coleta como o CRAS Cardoso (rua Rosângela Mariano Limas, 266 – Vila Dr. Cardoso) e o Pronto-Socorro Central (rua José Michelotti, 300 – Cidade Saúde) para, desse modo, evitarem o descarte do óleo em locais impróprios como nas margens do leito do rio Barueri-Mirim e dos Ribeirões do Sapiantã e Paim, por exemplo.

A ação de coleta de óleo comestível já funciona na cidade, em parceria com a Sabesp. Intitulada Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura (PROL), a ação tem como principais objetivos reduzir o impacto da poluição nas águas e no solo causado pelo descarte inadequado do óleo de fritura e ainda gerar emprego e renda de maneira sustentável. O projeto colabora com a Lei Municipal nº 2.210/2013, que regulamenta o descarte de óleo comestível e seus resíduos no meio ambiente.

“Com apenas um litro de óleo de cozinha, que atinge a tubulação, o nível de poluição da água é mais de 25 mil litros. Além disso, o óleo lançado irregularmente atua como uma ‘cola’ para o lixo lançado indevidamente nos vasos sanitários e forma um filme sobre a superfície da água dificultando a oxigenação. Isso é um grande problema ambiental, pois ocasiona morte de peixes e outros seres vivos”, disse o secretário do Meio Ambiente Evangelista Limas.

Mais informações na Secretaria do Meio Ambiente, que também é um ponto de coleta, pelo telefone 4205-4345/4347 ou pessoalmente na Rua Professor Irineu Chaluppe, 291 – Centro.

Saiba onde depositar o óleo de cozinha usado:

– Secretaria do Meio Ambiente – Rua Irineu Chaluppe, 291 – Centro

– Viveiro Municipal de Itapevi – Rua Manuel Alves 125 – Centro

– Pronto Socorro Municipal – Rua José Michelotti, 900 – Cidade Saúde

– CRAS Cardoso – Rua Rosângela Mariano Limas, 266 – Vila Dr. Cardoso

– Centro Cultural e Esportivo da Juventude – Av. Pedro Paulino, 200 – Cohab

– Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (PAT) – Av. Pres. Vargas, 376 – Jardim Christianópolis

– Complexo Desportivo Educacional João Salvarani (Ginásio de Esportes) – Av. Rubens Caramez, 1000A – Centro

– CAPS reconstruir Rua Arnaldo Sergio Cordeiro das Neves, 235 – Jardim Nova Itapevi

– USF São Carlos – R. Dourado, 347 – Jardim São Carlos

– Senai/Programa de Formação Profissional – Av. Pedro Paulino, 854 – Cohab

Relacionados