Meio Ambiente de Itapevi adquire equipamento para análise de água de superfície

Equ.meio_ambienteOs técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Itapevi passaram a contar com mais um equipamento para dinamizar seu trabalho no âmbito da cidade.

A Secretaria adquiriu, nesta sexta-feira (22), um kit de verificação da qualidade da água de superfície, para ampliar as ações de fiscalização em rios, córregos e nascentes de água  do município.

Segundo o secretário Evangelista Azevedo Limas, o novo equipamento servirá para avaliar superficialmente a qualidade da água em Itapevi. “Até hoje, as verificações eram feitas apenas visualmente por nossos profissionais e os estudos técnicos completos eram realizados pelo Instituto Adolpho Lutz. Com este equipamento, podemos obter mais parâmetros sobre detalhes das amostras recolhidas”, explicou.

Entre as variáveis que podem ser examinadas pelo equipamento estão os níveis de coliformes, nitrato, DBO, oxigênio dissolvido, turbidez, fosfato e pH. Para testar o equipamento adquirido, foram coletadas amostras da água de superfície do lago do condomínio Nova São Paulo, próximo à área industrial da cidade.

O secretário ressalta que o equipamento não substituirá os testes definitivos, sendo apenas utilizados para verificações preliminares. “Tratam-se apenas de testes primários, que irão somente abalizar nossas ações daqui para frente. Continuaremos a encaminhar as amostras de água ao instituto, para testes definitivos sobre a qualidade da água em Itapevi”, comentou Evangelista.

Outra aplicação do equipamento será com relação às ações de educação ambiental. Testes com amostras de água também serão feitos com alunos da rede municipal de ensino, mostrando aos estudantes a importância da preservação dos recursos hídricos municipais.

“É mais uma ferramenta importante voltada à educação de nossas crianças, que devem ter acesso cada vez mais informações sobre a preservação do meio ambiente. Tenho certeza de que este equipamento irá enriquecer ainda mais as ações mantidas pela Secretaria de Meio Ambiente”, afirmou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

 

Arborização

Ainda na sexta-feira (22), o secretário Evangelista Azevedo Limas acompanhou técnicos da CPTM em uma vistoria nos bairros Vila da Paz e Parque dos Bandeirantes, que passaram a abrigar moradores remanejados dos bairros do Areião e Jardim Santa Rita (rua Egito e adjacências).

O local foi alvo de reflorestamento por parte da CPTM e da AES Eletropaulo, em ações de compensação de desmatamento de outras áreas na cidade. Centenas de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas em uma ampla área entre os dois bairros e os técnicos estão acompanhando o crescimento das plantas.

Relacionados