Prefeitura de Itapevi realizará atividades para o Dia Mundial do Diabetes

diabetes1A Secretaria de Higiene e Saúde de Itapevi está preparando uma série de ações voltadas ao Dia Mundial do Diabetes, entre os dias 10 e 13 de novembro.

Palestras, exames de controle de glicemia (dextro) e pressão arterial, dentre outras atividades, deverão ser desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família do município.

De acordo com a pasta, cada unidade terá uma programação especial durante a semana, com as ações nos UBS’s do Jardim Briquet, Cardoso e Santa Rita I. Além dos exames de dextro e pressão arterial – que serão oferecidos gratuitamente em todos os postos de saúde – as unidades terão outras atividades.

Orientações sobre prevenção e controle do diabetes também deverão ser oferecidas à população, como forma de difundir importantes informações sobre a doença. “A informação é a palavra-chave para o controle da doença, como forma de oferecer uma vida saudável aos portadores. Quanto mais sabemos sobre a doença, mais oportunidades temos de identificá-la e controlá-la”, comenta a prefeita Dra. Ruth Banholzer, que também é médica.

Diabetes

É uma doença provocada pela ausência ou deficiência de produção ou ação da insulina (substância produzida pelo pâncreas) em nosso organismo, fazendo com que todo açúcar ingerido fique no sangue.

O organismo necessita de açúçar, contido nos alimentos ingeridos, para a produção de energia, porém, em excesso pode causar problemas de saúde.

Os principais sintomas da doença são: fome e sede intensa, perda de peso, cicatrização difícil, aumento da pressão arterial, do colesterol e das triglicérides. A pessoa portadora da enfermidade pode levar uma vida normal, adotando medidas como alimentação balanceada e praticando atividades físicas como caminhada.

Em 14 de novembro é lembrado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi definida pela Federação Internacionalde Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crecimento da doença em todo o mundo.

Relacionados