Mais de 1,2 mil jovens já efetuaram o alistamento militar em Itapevi

Alistamento2011Obrigatório a todos os jovens nascidos em 1983 e que vão completar 18 anos, o alistamento militar prossegue em Itapevi.

Desde o dia 03 de janeiro, quando o processo deste ano foi iniciado, mais de 1.270 jovens já procuraram a Junta de Serviço Militar. De acordo com o departamento, para se alistar é necessária a apresentação da certidão de nascimento, RG e CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4 (com barbas e cabelos aparados e sem acessórios).

A convocação, exames e seleção para incorporação no serviço militar são feitos em fases estabelecidas pelas Forças Armadas. A primeira fase é a do alistamento, seguida pela seleção, que prevê a convocação dos jovens para testes. Os reprovados nessa fase recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), em cerimônia na qual se comprometem a se apresentar em casos de convocação.

O prazo final para o alistamento é o dia 29 de abril. Quem não se alistar estará em débito com o Serviço Militar e será considerado alistado fora do prazo. Neste sentido, o jovem fica impedido de prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades.

A Junta de Serviço Militar está localizada na rua Escolástica Chaluppe, 62 – Centro. O horário de atendimento aos jovens é das 8h às 11h30.

Relacionados