Jovens de Itapevi têm acesso ao primeiro emprego com apoio da Prefeitura

Conexao_JovemCom o mercado de trabalho muito competitivo e buscando cada vez mais experiência e qualificação dos jovens, a Prefeitura de Itapevi vem dando respaldo aos adolescentes da cidade por meio do Conexão Jovem.

O programa auxilia meninos e meninas a chegarem ao primeiro emprego, através da oportunidade de realizar estágios em escolas municipais e outros departamentos da Prefeitura.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura – pasta responsável pelo programa – os participantes têm o primeiro contato com o ambiente profissional, além de aprender mais sobre uma profissão e trilhar seu futuro. Os jovens também passam por cursos de capacitação e recebem uma bolsa-auxílio no valor de um salário-mínimo mensal.

Nesta terça-feira (02), mais 15 jovens compareceram ao auditório da Secretaria de Educação e Cultura para assinar o contrato de adesão ao programa. Acompanhados dos responsáveis legais, os jovens receberam orientações sobre como funciona o projeto e também o encaminhamento para o departamento no qual farão o estágio.

Os novos contratados se juntam aos atuais participantes, totalizando 295 jovens que já trabalham nos setores públicos de Itapevi. Somente no mês de maio haviam sido contratados 200 jovens com idade entre 15 e 18 anos, e que estão matriculados em escolas públicas da cidade. Para participar do Programa Conexão Jovem, os adolescentes passaram por um processo seletivo classificatório realizado em março, que envolveu questões sobre língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico.

Presente à cerimônia, o secretário de Administração, Fabio Andrade, lembra que o programa é referência quando o assunto é mercado de trabalho e ensino superior. “Desde que foi implantado, em 2006, o programa já atendeu em torno de dois mil estudantes de Itapevi, sendo que 80% deles foram absorvidos pelo mercado de trabalho assim que saíram da Prefeitura, e que 90% dos jovens ingressaram no ensino superior”, ressaltou o secretário.

Entre as atribuições do programa estão analisar, conferir e arquivar documentos, atualizar e alimentar informações em banco de dados, auxiliar no registro e documentação de eventos, atender ao público pessoalmente ou por telefone, auxiliar nas atividades em classe junto aos professores, coordenadores e diretores, além de elaborar relatório mensal sobre as atividades desenvolvidas.

O prefeito Jaci Tadeu enfatizou o trabalho feito com os jovens a fim de que eles saiam preparados para os desafios da vida adulta. “O Conexão Jovem tem por objetivo principal deixar nossos adolescentes prontos para o mercado de trabalho. A nossa intenção é que eles adquiram experiência para sair daqui profissionais qualificados e cada vez mais motivados a ingressar numa faculdade”, comentou Jaci.

Relacionados