Itapevi debate melhorias no atendimento médico destinado a idosos

Audiencia_PublicaUma das ações prioritárias da atual administração municipal tem como viés a evolução na qualidade do atendimento médico em Itapevi, em especial na atenção a crianças e idosos.

O prefeito Jaci Tadeu tem dedicado especial atenção a estes grupos, determinando estudos de novos programas a eles destinados.

Partindo desta determinação, gestores de saúde pública, servidores e autoridades municipais e idosos de Itapevi participaram nesta segunda-feira (24), de uma audiência pública na Câmara Municipal. O encontro teve como finalidade apresentar propostas de melhorias para os idosos no sistema de saúde pública na cidade.

Dentre as sugestões, os presentes cogitaram a criação de um programa de saúde do idoso com foco no estudo ao envelhecimento, capacitação de funcionários para melhorar o atendimento e criação de campanhas sobre as principais doenças que atingem os idosos, como por exemplo, a osteoporose.

Presente ao evento, o secretário de Higiene e Saúde, dr. Fábio Tangerino, comentou que algumas melhorias reivindicadas na audiência já acontecem em Itapevi, como o atendimento especializado a idosos na unidade de saúde da Vila Dr. Cardoso, que pode ser agendado diretamente no posto, localizado à rua Padre Giovanni Cornaro, 277.

Outro ponto levantado pelo atual secretário trata dos valores investidos pela administração municipal no setor. “Somente no ano passado, a Prefeitura investiu cerca de 30% da arrecadação municipal, o que corresponde a R$ 80 milhões. Neste ano, não será diferente, uma vez que temos importantes programas a ser implantados, visando atender cada vez melhor inclusive nossos idosos”, explicou, ressaltando que por lei, o município deve investir pelo menos 15% do orçamento.

Também estiveram presentes no evento o secretário de Esportes e Lazer, Joaquim Henrique, além da presidente da Associação dos Idosos de Itapevi (AII), Neuza de Jesus e do vereador Roberval Luiz Mendes (Val), que falou sobre a participação das entidades na discussão de melhorias.

“A associação dos idosos tem promovido um trabalho muito ativo com a classe sênior de nossa cidade. Minha mãe, há alguns anos, também participou das atividades do órgão e auxiliou a promover muitos eventos. É um trabalho muito bonito e parabenizo a todos os que puderam estar presentes aqui, mesmo com esse tempo chuva”, disse Val.

Relacionados