Jovens de Itapevi se tornam agentes multiplicadores na prevenção às drogas

Formatura_Agentes_MultiplicadoresProferindo, a uma só voz, os dizeres: “Somos o futuro da nação, somos os multiplicadores do bem”, 50 jovens de Itapevi comemoraram, nessa segunda-feira (22), a conclusão dos cursos de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso de Drogas, à Exploração Sexual Infanto Juvenil e à Gravidez Precoce.

Os cursos, realizados graças a uma parceria entre a administração municipal e a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, foram oferecidos a moradores com idades entre 15 e 24 anos, em uma iniciativa inédita na cidade.

Durante os últimos dois meses, os jovens puderam lidar com temas como civismo e cidadania, protagonismo juvenil e autoestima, com o objetivo de fazer com que os jovens se tornem adultos conscientes de seus papéis na sociedade, multiplicadores de importantes informações que contribuam para redução dos índices de violência no município. 

O curso de prevenção às drogas ofereceu, por exemplo, informações a respeito da identificação dos tipos de entorpecentes, de seus efeitos e dependência, bem como a postura e o relacionamento com dependentes, tendo como base a solidariedade.

A cerimônia de formatura foi realizada no CEMEB Monteiro Lobato. O prefeito Jaci Tadeu fez questão de entregar pessoalmente os certificados aos jovens e salientar a importância de conscientizar outras pessoas para os temas tratados em sala de aula.

“Quando somos jovens, podemos errar. No entanto, alguns erros podem comprometer todo o nosso futuro. Uma desculpa é o suficiente para mudar o rumo de nossas vidas. Porém, tenho certeza de que vocês agora já são capazes de discernir o certo do errado e como se tornarem verdadeiramente um cidadão brasileiro. Vocês serão a luz das suas famílias. Vocês farão uma Itapevi melhor”, disse o prefeito.

Também prestigiaram a solenidade os secretários Kleber Ferreira Maruxo (Segurança), Cesar Pimentel (Educação e Cultura) e Joaquim Simone (Esportes e Lazer); o presidente da Câmara Municipal, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), o delegado de polícia Raul Francisco e a representante da empresa MBM, Sandra Matos.

Em discurso, Professor Paulinho reforçou a nova missão dos formandos: multiplicar a informação, para que o trabalho de prevenção alcance outras famílias de Itapevi.

“A semente foi plantada e, através dela, veremos surgir vários multiplicadores para transformar esta cidade. A responsabilidade começa agora. Preparamos hoje a cidade do futuro. Transmitam a todos que os cercam o amor e a paz que vocês receberam ao longo deste projeto”, afirmou.

Para Kleber Maruxo, cuidar da Segurança representa muito mais do que o simples trabalho ostensivo e os cursos foram uma prova desta nova política. “Trata-se de um projeto de segurança que não é embasado na truculência ou em fundamentações militares, e essa é a política adotada pela atual administração municipal. Para nós, quando se inaugura uma creche, se investe em segurança pública. Quando se constrói uma área de lazer, se investe em segurança pública. Ou seja, combater a criminalidade é antes de tudo investir em prevenção”, concluiu Maruxo.   

 

 

 

Relacionados