Jovens de Itapevi participam de projeto de biomapeamento da região do Areião

ativida_biomapeamento_ProJovemEm uma parceria inédita entre as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (SDU) e Assistência Social e Cidadania, a Prefeitura de Itapevi está desenvolvendo um projeto de Educação Sanitária e Ambiental junto aos integrantes do programa ProJovem Adolescente que residem na comunidade do Areião e nos bairros do entorno.

De acordo com a SDU, a iniciativa tem como objetivo estimular os jovens a levantar informações sobre os diversos aspectos da realidade do território do Areião, bairro que passa por um amplo processo de urbanização integrada, assim como a participar nos espaços de discussão das políticas públicas municipais voltadas para a região.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, vice-prefeito Jaci Tadeu, a intenção da administração municipal é formar uma equipe local de agentes facilitadores do processo de desenvolvimento territorial. “Essa equipe será constituída por esses jovens, que passarão por um processo formativo que irá auxiliá-los a compreender sua realidade, a descobrir novos caminhos e a pensar soluções criativas para os desafios existentes em suas comunidades”, explica Jaci.

 

As oficinas com os jovens foram iniciadas na última semana e deverão ser promovidas até o final de junho. Ao todo, serão realizados quatro encontros com cada turma, onde os integrantes terão a oportunidade de conceituar o desenvolvimento territorial do Areião e efetuar o chamado biomapeamento de toda a área, sob a orientação de profissionais capacitados. Por biomapeamento, leia-se as diversas dimensões (ética, social, econômica, cultural, ambiental, educativa, entre outras) que compõem a realidade das comunidades.

A equipe local de agentes ainda será estimulada a participar dos espaços de representação da sociedade, como conselhos, fóruns, seminários, a fim de apresentar as necessidades levantadas em seu território.

“Queremos que os moradores não sejam meros expectadores da transformação pela qual o Areião vem passando nos últimos anos, mas criem identidade com o local onde vivem e se tornem peças atuantes neste processo”, completa Jaci.

Entre as ações que o grupo de jovens deverá realizar está a confecção e fixação das placas de sinalização das ruas do Areião e da Vila da Paz, bairro criado pela Prefeitura para receber as famílias remanejadas pelo processo de urbanização integrada.

Relacionados