Jovens de Itapevi concluem curso de capacitação profissional do Pronatec

A Prefeitura de Itapevi vem oferecendo cursos de capacitação profissional em parceria com o Governo Federal e o Senai, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No último dia 20 mais 130 jovens – que representaram a terceira turma da cidade – receberam seus certificados de conclusão de curso.

Segundo a Secretaria de Assistência Social e Cidadania – pasta responsável pela gestão do Pronatec no município –, 40% dos alunos que concluíram o curso desejavam adquirir mais conhecimentos e os outros 60% buscavam qualificação profissional para aumentar as chances  inserção no mercado de trabalho.  

Os munícipes de Itapevi que se inscreveram para os cursos gratuitos de Torneiro Mecânico, Auxiliar Administrativo, Mecânica de Sistemas de Freios, Suspensão e Direção de Veículos Leves, Ajustador Mecânico, Eletricista de Automóveis, Contador e Auxiliar de Recursos Humanos, aprenderam uma nova profissão nas instalações do Senai de Jandira. Agora eles já estão aptos a se lançar no mercado de trabalho em busca de novas experiências e da tão sonhada independência financeira.

A secretária Ruth Gianezzi lembra que a quarta turma já começou seus estudos. “É muito bom saber que as pessoas continuam buscando melhorias na qualidade de vida. E a melhor parte é podermos, enquanto governo, proporcionar aos nossos munícipes a oportunidade de participar do Pronatec, programa que tanto tem ajudado nossos munícipes”, afirmou Ruth.

A nova turma iniciou no último dia 26 nos seguintes cursos: Torneiro Mecânico, Mecânica de Sistemas de Freios, Suspensão e Direção de Veículos Leves, Auxiliar Administrativo, Ajustador Mecânico, Eletricista de Automóveis, Mecânico de Motores, Pedreiro e Auxiliar de Contabilidade. Os 134 novos alunos terão, em média, quatro horas de aula por dia, cinco dias por semana e os cursos terão duração de dois meses.

Para o prefeito Jaci Tadeu, a iniciativa de incluir os beneficiários dos programas de transferência de renda do Governo Federal, como o Programa Bolsa Família, por exemplo, é prova de que todos na cidade podem ter acesso a cursos de qualificação e a inserção no mercado de trabalho. “A participação dos itapevienses só nos mostra como os jovens de hoje estão empenhados em alcançar empregos melhores e formação técnica. Isso é um orgulho, pois quando o jovem evolui, a cidade cresce junto”, enfatizou o prefeito.

Relacionados