Prefeitura de Itapevi implanta 100 primeiros metros de canalização do rio Barueri-mirim

A obra de maior importância no combate às enchentes na cidade é a canalização do rio Barueri-Mirim. A ação é um pedido antigo da população e em alguns anos se tornará realidade, fazendo com que os moradores dos bairros ribeirinhos não sofram mais com enchentes em épocas de grande concentração de chuvas.

A primeira etapa do grande projeto de macrodrenagem está a todo vapor e um marco dos trabalhos é a transposição das águas fluviais na divisa entre Itapevi e Jandira, no Jardim Vitápolis. O trecho passou por intervenções nos últimos meses – período em que foi necessário desviar o curso do rio e baixar o volume de águas para implantação das placas de concreto – e soma 100 metros de trecho já canalizado.

Antes da colocação das placas, a Prefeitura executou no local a limpeza e a dragagem (escavação para aumento de profundidade) do leito do rio. Ao todo, serão implantadas cinco mil peças de concreto no rio Barueri-Mirim, entre o Jardim Vitápolis e a região central. As placas, em formato de ‘L’, são interligadas e adaptadas ao curso do rio e cada peça conta com 3,5m de altura.

Para o prefeito Jaci Tadeu – que vem acompanhando o andamento das obras – a ação, quando concluída, garantirá mais segurança e qualidade de vida aos moradores dos bairros que cortam o rio e córregos da cidade. “Essas obras, que são as mais importantes da história da nossa cidade, vão dar fim a um problema antigo da nossa população, oferecendo maior qualidade de vida, segurança e saúde”, afirmou o prefeito.

As ações de canalização não se limitam somente a maior via fluvial da cidade, o rio Barueri-Mirim. As obras contemplam ainda a canalização dos córregos Ribeirão do Sapiantã (entre o Jardim Santa Rita e a Cohab) e Paim (da altura do Parque Santo Antônio até o Parque Suburbano, na divisa com o município de Cotia). Também serão implantados piscinões de retenção de águas, além da construção de passagens de veículos e pedestres.

Todas essas ações são custeadas a partir de R$ 96,9 milhões em recursos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, conforme o andamento dos serviços. Trata-se de um crédito que a Prefeitura possui com a instituição bancária, que paga diretamente às empresas responsáveis pelas obras, conforme o avanço das etapas do projeto.

Canalização de córregos

Há pelo menos duas semanas, os trabalhos de canalização da via pluvial que percorre a rua Padre Giovanni Cornaro, na Vila Dr. Cardoso, estão a todo vapor. A medida, aliada ao projeto de macrodrenagem e canalização do rio Barueri-mirim, vai melhorar o cotidiano de moradores do bairro, que conviviam com odor e insetos advindos do canal.

A tubulação de concreto, que fechou o leito, foi colocada desde a altura do Pronto Socorro Vila Dr. Cardoso até a Igreja Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, totalizando 220 metros. A previsão é de que as obras terminem nas próximas semanas. Após a conclusão, a Prefeitura pretende implantar uma área de lazer no local que, segundo a Secretaria de Esportes e Lazer, contará com pista de caminhada, equipamentos de academia ao ar livre, quadra poliesportiva, parque para as crianças e outros equipamentos de lazer. 

Relacionados