Prefeitura de Itapevi cede 13 mil m² para o Governo do Estado construir ETEC na cidade

A implantação da Escola Técnica Estadual em Itapevi está perto de tornar-se realidade. Em reunião na sede do Centro Paula Souza (órgão responsável pela gerência das escolas), na segunda-feira (02), o prefeito Jaci Tadeu e a superintendente do instituto, Laura Laganá, debateram minúcias da parceria entre Prefeitura e Estado, que viabilizará a construção do prédio que ofertará cursos técnicos profissionalizantes na cidade.

Durante o encontro, Jaci Tadeu apresentou aos técnicos do Centro Paula Souza a lei municipal que cede a área adaptada aos requisitos exigidos pelo instituto, que poderá então formalizar o convênio com a Prefeitura para a construção do prédio. Pela nova configuração, o Governo do Estado terá à sua disposição uma área de aproximadamente 13 mil m² para instalação da Escola Técnica, podendo atender a 1,4 mil estudantes com cursos técnicos.

A área é localizada às margens da rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, na Vila Santa Rita, próximo à antiga estação de trens Cimenrita, que deverá ser reconstruída pela CPTM e servir de mais uma opção de acesso aos estudantes. “Temos a firme intenção de implantar no local um amplo complexo educacional técnico-profissionalizante, expandindo o desenvolvimento econômico daquela região, que congrega uma grande área residencial e industrial”, explicou Jaci Tadeu.

As tratativas entre Prefeitura e Estado envolveram também detalhes da condução do andamento do projeto. Segundo Laganá, uma forma de acelerar essa fase é passar a elaboração do projeto executivo para a Prefeitura, com orientação dos técnicos do Estado, ideia aprovada pelo prefeito. “Temos uma equipe de engenheiros e arquitetos muito profícua, que pode se prontificar a elaborar este projeto. Quanto mais ágeis forem as ações, melhor para nossa cidade”, ressaltou Jaci.

A reunião foi intermediada pelo deputado estadual João Caramez, que propôs a assinatura da minuta de concessão em uma audiência pública na cidade, com a presença do governador Geraldo Alckmin. “Trata-se de uma reivindicação antiga da nossa população e de uma necessidade da nossa juventude. Nada melhor que expor à sociedade de Itapevi o resultado dessa luta”, comentou o parlamentar.Participaram do encontro os secretários municipais Vicente Bandeira (Negócios Internos e Jurídicos) e Cesar Pimentel (Educação e Cultura), além dos representantes do Centro Paula Souza: Rubens Goldman, coordenador técnico; Rogério Lessa e Rosangela Lima, assessores técnicos da Superintendência; Fernanda Pinheiro e Júlia Silva, da área de Gestão de Parcerias e Convênios; e Aguinaldo Garcez, assessor técnico de gabinete.

 

Relacionados