Jaci Tadeu e prefeitos da CIOESTE discutem assuntos relacionados à mobilidade urbana

Na manhã desta terça-feira (12), o prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu, e os representantes do Poder Executivo das cidades que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE) se reuniram na Secretaria de Educação e Cultura, na sequência dos debates de assuntos de interesse comum entre os municípios.

O encontro teve por finalidade abrir discussões sobre mobilidade urbana, buscando reunir questões de interligação entre as cidades e temas relacionados. Para isso, além dos prefeitos Jorge Lapas (Osasco), Gil Arantes (Barueri), Sergio Ribeiro (Carapicuíba) e Gregório Maglio (Pirapora do Bom Jesus), a reunião também contou com a presença de representantes dos demais municípios coligados e da CCR ViaOeste.

A concessionária é responsável pelo Sistema Castello-Raposo, vias principais que interligam os municípios que compõem o CIOESTE. “Para podermos buscar soluções em relação à mobilidade urbana, precisamos discutir novas possibilidades dentro do que já temos em mãos. A Castello Branco e a Raposo Tavares são rodovias muito importantes para a nossa região, por oferecer condições de locomoção para os moradores de cidades como Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e Cotia”, destacou Jaci Tadeu.

Vale lembrar que na última semana, a Câmara Municipal de Itapevi aprovou o Projeto de Lei 111/2013, que oficializa a adesão do município ao CIOESTE. Com isso, a Prefeitura fica autorizada a integrar a entidade, que é mantida cm recursos oriundos das receitas dos municípios integrantes.

O Consórcio Intermunicipal Oeste representa o maior do Brasil, respondendo por mais de 2% do PIB nacional, por abranger uma área de 977km² e quase dois milhões de habitantes. Itapevi e mais sete municípios (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba) visam a integração de políticas públicas e na busca conjunta de recursos para projetos destinados a áreas como: educação, saúde, habitação, cultura, saneamento básico, desenvolvimento econômico, relações federativas, transportes e mobilidade urbana entre outros assuntos. 

Relacionados