Gestores de Cultura de cidades da Região Oeste debatem investimentos no setor

Nessa quinta-feira (07), representantes do Conselho de Política Cultural se reuniram com representantes da administração cultural do município para discutir assuntos de grande importância para a vida cultural e artística de Itapevi.

Participaram da reunião, que aconteceu no prédio do Departamento de Cultura, representantes das cidades de Osasco, Jandira e Carapicuíba e o vice-prefeito de Itapevi, Fláudio Azevedo, além dos representantes do município.

Esteve em pauta a valorização da cultura da região e o aumento dos investimentos na área cultural de todos os municípios e a criação de um consórcio de cultura na região, sequência da criação do CIOESTE, consórcio que reúne municípios de oito cidades da Região Oeste da Grande São Paulo.

Ao final da reunião, os presentes se mostraram satisfeitos com o encaminhamento dos assuntos discutidos neste primeiro encontro. O Conselho de Política Cultural vai ainda visitar as cidades de Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Cotia e Barueri.

Em 2014 a cidade de Itapevi já deverá contar com a Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, o que poderá garantir maiores investimentos em programas e projetos culturais para os munícipes.

Para o prefeito Jaci Tadeu a nova secretaria só irá beneficiar a cultura na cidade. “É preciso concentrar investimentos em cultura e na nossa juventude. Com a criação desta secretaria os investimentos poderão ser maiores e serão repassados de acordo com a real necessidade da pasta”, afirmou.

Companhia de Dança em Nova Iorque

A Companhia venceu, em maio, uma seletiva na cidade de Indaiatuba – interior de São Paulo – e o corpo de bailarinos de Itapevi foi eleito o melhor grupo da competição. Além da vitória, o grupo também se qualificou para a competição no exterior.

Os itapevienses selecionados fazem parte do grupo que encena a coreografia Maraba Raqs, que foi selecionada para representar a cidade em uma competição internacional. A Companhia de Dança – subordinada ao Departamento de Cultura – participará em abril de 2014 do Youth América Grand Prix (YAGP), na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.

A coreografia é ensaiada há três anos pelo coreógrafo e professor Lau Silva. Agora os 25 integrantes do Maraba Raqs – incluindo comissão técnica – terão a oportunidade de participar de cursos e audições na cidade da Broadway, conhecida por abrigar grandes musicais.

Relacionados