Itapevi terá campanha de combate à Aids a partir desta segunda-feira (25)

Com o objetivo de conscientizar a população pelo Dia Mundial de Combate à AIDS, em 1 de dezembro, a Prefeitura de Itapevi realiza mais uma Semana de  Prevenção ao Vírus HIV. A ação acontece entre os dias 25 e 30 de novembro, nas unidades de saúde da rede municipal, das 8h às 15h.    

A iniciativa visa alcançar e orientar o maior número de pessoas possível, com foco em jovens e adolescentes e, realizar o teste para detecção do vírus. Durante esse período, os Pronto-Socorros Central e de Amador Bueno, além das  Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Saúde da Família (UFS) vão disponibilizar gratuitamente o “Teste Rápido”.  

Segundo o secretário de Higiene e Saúde, dr. Alberto Costa, a prevenção é uma das bandeiras na área da saúde. “Assim como o Câncer de Mama e Próstata são combatidos através da conscientização, a transmissão do Vírus HIV também deve ser suprimida pela orientação. Para isso, as nossas unidades de saúde estarão em pleno funcionamento para atender os interessados em realizar mais uma ação preventiva, durante o período que atencede o Dia Mundial de Combate à Aids”, disse o secretário.    

O teste leva cerca de 20 minutos para apresentar o resultado e é realizado após o preenchimento de uma ficha e um questionário estritamente confidencial e sigiloso do paciente. De acordo com a Secretaria de Higiene e Saúde, quando identificado o vírus na primeira marca, a pessoa será submetida a outro teste que irá confirmar de fato a presença ou não da doença.

Além do teste, os munícipes que comparecerem aos postos de atendimento receberão preservativos e um livreto informativo sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). De acordo com a pasta responsável, serão disponibilizados cerca de 2 mil testes  durante o período da campanha.

Aids no Brasil

Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde mostrou que os casos de óbitos por Aids vem regredindo nos últimos anos. A pesquisa – com base em dados do Sistema de Controle de Exames Laboratoriais (Siscel) e no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom) – registrou um total de 656.701 casos de Aids identificados no Brasil, no período de 1980 até junho de 2012. Desse número, 9,3% foram notificados segundo a definição de caso pelo critério óbito, sendo 41.459 (67,5%) no sexo masculino e 19.933 (32,5%) no sexo feminino.

A pesquisa registrou ainda que nos últimos dez anos, observou-se uma tendência de redução na proporção de casos notificados por esse critério em ambos os sexos, sendo a redução média anual de 3,0% para o sexo masculino e 2,0% para o sexo feminino.

Relacionados