Itapevi sobe no ranking de cidades com maior atividade econômica do Estado

Crescimento_IPM_desenvolvimentoDepois de amargar por décadas o rótulo de “cidade-dormitório”, Itapevi já figura entre as 40 cidades mais ativas do Estado de São Paulo.

É o que revela os números referentes ao Índice de Participação dos Municípios (IPM), divulgado em dezembro pelo Governo do Estado. De acordo com os dados oficiais da Secretaria Estadual da Fazenda, Itapevi apresentou o maior crescimento da região, passando de 0,38 para 0,48, um salto de 26%.

Com este crescimento, a cidade figura atualmente na 36ª posição, ficando à frente de outros importantes municípios do Estado. “Itapevi vem crescendo progressivamente a cada nova pesquisa. É a roda do desenvolvimento, que, uma vez impulsionada, permanece girando por muitos e muitos anos”, comenta o vice-prefeito Jaci Tadeu, apontado pela prefeita Dra. Ruth Banholzer como principal responsável pelo surpreendente crescimento econômico de Itapevi.

O Índice de Participação dos Municípios é elaborado de acordo com a declaração dos contribuintes informando, à Fazenda Estadual, os valores das operações relativas à circulação de mercadorias e das prestações de serviços de transporte ou de comunicação. Atualmente, ele é considerado o principal indicador para definir o valor do repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) vindo do Estado. Ou seja, quanto mais alto for o índice de participação, maior o montante repassado pelo Estado ao município.

O último IPM tem como base números da economia municipal de 2010, para aplicação do tributo em 2012.

Relacionados