Itapevi recebe Caravana Ciranda Cultural que terá apresentações de teatro e música no sábado (11)

Itapevi_recebe_Caravana_Ciranda_CulturalA Praça 18 de Fevereiro já virou palco ao ar livre de apresentações culturais.

Nos finais de semana, a população pode apreciar manifestações artísticas como dança, música e teatro, em ações realizadas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

No sábado (11), a praça servirá de palco para receber a Caravana Ciranda Cultural. Pela 1ª vez em Itapevi, o evento traz como proposta a exposição dos trabalhos de artistas e oficineiros, que por estarem em início de carreira não têm acesso aos grandes centros de apresentações. Por conta disso, os profissionais passam a ser incentivadores e espelho a ser seguido pela dedicação e preocupação em disseminar as manifestações artísticas.

Fazendo uma crítica suave, o circo-teatro é representado pela peça “Palhaços no Olho da Rua”, que será apresentada às 10h. De maneira leve e divertida a apresentação gira em torno de dois personagens antagônicos: o apresentador, que rege o mundo à sua maneira, e o palhaço que debate com o apresentador de acordo com o seu ponto de vista. 

Para quem aprecia a dança, a ação contará com o espetáculo “Amor! Que Dança!”, da companhia Novos Actos, às 20h. A apresentação é uma homenagem à própria dança e pelo amor que os bailarinos sentem pela manifestação artística.     

Após a apresentação da companhia, é a vez do público apreciar um repertório sertanejo com a dupla Edu Corrêa e Gonçalves acompanhados da Banda Eclétikus. Os músicos vão apresentar um show que alterna canções próprias com sucessos sertanejos de raiz  e atual. A banda de pop rock, que acompanha a dupla, dará o toque original de arranjos na sonoridade do show.    

Nos dias 9 e 10 de maio, a Caravana estará nas escolas. Os artistas do Teatro em Pantomima farão apresentações do espetáculo “Sonhos de Palhaços”, idealizado para crianças acima de 7 anos. O Teatro de Sombras apresentará o espetáculo “João Acaba Mundo”, para os pequenos de até 10 anos. Já os bailarinos e os atores de Itapevi participarão das oficinas “Produzindo Cultura”, “Palhaço Ator/Ator Palhaço”, “A Dança na Vida” e “Reciclando e Batucando Nota 10”.

Coro e Dança na Praça

Dentro da programação cultural está o Projeto Música na Praça – uma iniciativa oferecida pela Prefeitura através da Secretaria de Educação e Cultura – que trouxe mais apresentações de sucesso para os munícipes. Em dois horários, o Coro e a Dança de Itapevi se uniram e foram atrações no último sábado (27), também na Praça 18 de Fevereiro. 

Antes do início do espetáculo, músicos e bailarinos se confundiam entre os transeuntes ao redor do centro da praça. Ao iniciar o repertório musical, os participantes do coral caminharam em círculo enquanto representavam a canção. O detalhe fica por conta da interação entre os músicos e as pessoas que passavam no mesmo momento.

De repente os bailarinos, que também esperavam espalhados pela praça, uniram-se aos músicos. Piruetas, arabesques e outros movimentos de balé incluíram aos poucos os profissionais de dança na apresentação. Um verdadeiro misto de música e dança, que caracterizou a interação entre os diversos movimentos culturais encontrados na arte brasileira. O público, que parou para acompanhar a apresentação, permaneceu atônito do começo ao fim.

O calendário do Projeto Música na Praça iniciou com a apresentação da Banda Sinfônica no último dia 20. A apresentação musical reuniu dezenas de munícipes que caminhavam pelo Centro da Cidade. Ícones da música, como Queen e Michael Jackson, foram incrementados no repertório musical que surpreendeu o público em uma hora de apresentação. 

Relacionados