Itapevi realiza 1º Festival Interescolar de Bumerangue do país

Festival_Bumerangue_IIIA cidade de Itapevi, no dia 21 de junho, viveu um momento histórico, pois a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou no Estádio Municipal André Nunes Junior, o 1º Festival Interescolar de Bumerangue. Organizado pelo Programa Recreação pelo Movimento, o evento foi o primeiro a ser realizado no país, e contou com a participação de 34 escolas municipais, reunindo cerca de 130 alunos.

 Participaram da abertura do festival o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, o secretário de Educação e Cultura prof. Edgard José Fiusa, o fundador da Federação Brasileira de Bumerangue, Carlos Martini Filho, mais conhecido como Magrão, e Eduardo Místico, atual campeão brasileiro de longa distância e membro da Federação Brasileira de Bumerangue.

 Muito emocionado, Carlos Martini agradeceu todo o apoio que tem recebido da Prefeitura de Itapevi, e ressaltou que está encantado com o trabalho desenvolvido pela equipe do Programa Recreação pelo Movimento, que vem difundindo a modalidade nas unidades escolares. “Trabalho há mais de trinta anos com o esporte e nunca vivenciei nada parecido com esta ação que está acontecendo hoje. Desta forma, eu só tenho a agradecer”, disse Magrão.

 Demonstrando satisfação com a realização do evento, o secretário de Educação e Cultura, Edgard José Fiusa, parabenizou todos os envolvidos na organização do festival, desejando sorte aos alunos. “Hoje será uma tarde especial na qual vocês participarão de um evento pioneiro e terão a oportunidade de demonstrar toda a habilidade e talento que cada um tem. Portanto, aproveitem, pois vocês estão sendo capacitados por profissionais de alta qualidade”, disse o secretário.

 Para o vice-prefeito Jaci Tadeu, com a realização do festival, a Secretaria de Educação e Cultura mais uma vez deu um passo à frente. “Este evento faz com que nossas crianças conheçam algo diferente, pois o esporte não se resume apenas ao futebol ou vôlei. E ação vai além de apresentar uma nova modalidade, pois tenho certeza que novos talentos serão descobertos aqui em Itapevi”, declarou Jaci Tadeu.

 Durante toda à tarde, os alunos, separados em dupla mista, vivenciaram os desafios de lançar e receber o brinquedo e aprenderam ainda sobre noções de regulagem, organização, influência do vento e posicionamento do próprio corpo no lançamento do bumerangue.

Como não teve caráter competitivo, todos os participantes foram premiados com um bumerangue “Ágile” e uma camiseta desenvolvida especialmente para o evento. Porém, o festival alcançou seu objetivo que foi estimular professores e alunos a vivenciarem um novo esporte, por meio da brincadeira e dela extrair novos conceitos e procedimentos.

Relacionados