Itapevi promove palestras para alertar homens sobre a prevenção ao Câncer de Próstata

Em apoio à campanha mundial contra o Câncer de Próstata, realizada no mês de novembro, a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria da Saúde, organizou  palestras conscientizando os homens sobre a importância em fazer os exames preventivos.

 

Segundo especialistas, o diagnóstico prévio garante maiores chances  de cura. Para ajudar a convencer os pacientes masculinos foi criado o movimento Novembro Azul, que começou com um grupo de amigos na cidade de Melbourne, na Austrália, em 2004. Na ocasião, eles deixaram o bigode crescer para alertar sobre os riscos do Câncer de Próstata e a depressão masculina.

 

O movimento, denominado Movember (contração das palavras inglesas moustache, que significa bigode, e november, que é novembro), ganhou força e se espalhou pelo mundo e o bigode segue como símbolo da campanha. No Brasil a cor azul foi associada ao bigode e nasceu a campanha ‘Novembro Azul’, com mobilizações em todo país.

 

No município, os profissionais da saúde pensando em facilitar o acesso dos munícipes às informações mais relevantes sobre a prevenção, organizaram palestras onde os médicos falaram sobre os sintomas, consequências e fatores que contribuem  no desenvolvimento da doença.

 

Segundo Dr. Fernando Nakajima, médico palestrante, que atua no USF da Vila Gióia, hábitos saudáveis diminuem as chances de desenvolver o câncer, tais como: atividades físicas, alimentação rica em verduras, legumes e vegetais, evitando carnes gordurosas e eliminação do uso do tabaco. O médico alerta que o índice maior de casos aparece  em homens com mais de 65 anos.

 

José Luiz dos Santos, 63 anos, morador de Ambuitá, bairro onde também foi realizada a palestra de conscientização contra o Câncer de Próstata, falou de sua iniciativa após receber as orientações. “Resolvi por vontade própria marcar o exame da próstata, confesso que não pensava em fazer, mas depois de saber os riscos, mudei de ideia e estou preocupado com minha saúde”, declarou. 

 

Relacionados