Itapevi poderá ter polo educacional com Senai, Escolas Técnicas e Universidade Aberta

Escola_TecnicaO projeto de implantação de um polo educacional, congregando na mesma área a Universidade Aberta, a Escola Técnica Federal, a futura Escola Técnica Estadual e o SENAI, acaba de dar mais um passo em Itapevi.

Nessa quinta-feira (05), a prefeita Dra. Ruth Banholzer e o vice-prefeito Jaci Tadeu apresentaram a área que poderá abrigar o futuro polo a representantes do SESI Senai, Ciesp Castello e da FIESP.

A área, situada às margens da rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, na Vila Santa Rita, deverá se tornar nos próximos anos o centro expandido do município, recebendo outros investimentos de grande porte por parte da Prefeitura.

O projeto foi elaborado pela administração municipal e tem como objetivo tornar real um dos maiores anseios da população itapeviense, a conquista de um SENAI e de uma Escola Técnica Estadual.

Parte do terreno, inclusive, já foi doado ao Governo do Estado, que deverá construir a ETEC no prazo máximo de dois anos ou deverá devolver a área à Prefeitura e indenizar o município no valor atualizado do terreno. Acordo semelhante também poderá ser firmado com o Senai.

Estiveram em Itapevi para conhecer a área o engenheiro do SESI/Senai Gunnar Troppmair; o diretor regional da FIESP, Fábio Fonseca; o diretor do Ciesp Castello, Sergio Marchesi; o conselheiro do Ciesp Castello, Juracy Dalle Lucca; além do secretário de Desenvolvimento Urbano de Itapevi, Walter Hasegawa.

De acordo com o vice-prefeito Jaci Tadeu, a área a ser concedida ao SENAI seria de 10 mil m². A futura ETEC Estadual ocuparia uma área de 6,5 mil m² e a UAB, juntamente com a e-Tec Brasil, uma área de 5 mil m².

“Esta é uma área promissora para Itapevi e para onde voltamos nossos olhos a partir de agora quando pensamos no crescimento do Centro expandido da cidade. Os alunos que aqui estudarem, seja nas ETECs, na UAB ou no SENAI contarão com excelente localização, visto que esta área está ao lado da linha férrea da CPTM, onde haverá passarelas de travessia, e às margens da rodovia Renê Benedito Silva”, explicou o vice-prefeito Jaci Tadeu.

Para a prefeita Dra. Ruth, a capacitação profissional da população é parte indispensável ao processo de ocupação industrial e geração de empregos. “Hoje, atingimos o patamar de estar entre as cidades que mais emprega no Brasil e por manter o terceiro maior comércio da região. Diante deste cenário, precisamos qualificar e valorizar cada vez mais a mão-de-obra local e a implantação do SENAI e da Escola Técnica estadual é de suma importância para isso”, comentou Dra. Ruth.

Relacionados