Itapevi participa da 22ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI)

0

Itapevi participa, entre os dias 6 e 11 de março, da 1ª Região Esportiva e Capital da 22ª edição dos JORI (Jogos Regionais do Idoso), disputada na cidade de São Vicente, no litoral Paulista. O objetivo da competição é integrar os participantes, em um ambiente de competição saudável e de superação de desafios.

A cidade de Itapevi levará neste ano uma delegação ainda maior do que no ano passado. Serão 74 atletas, contra 60 em 2017. Nesta edição, a cidade participará de nove modalidades esportivas: coreografia (misto), dominó (masculino), truco (misto), tranca (masculino), vôlei (masculino e feminino), atletismo (masculino), dança de salão (misto), buraco (masculino) e tênis de mesa (masculino).

A Prefeitura disponibilizará transportes, uniformes e estrutura de professores e administrativa. O alojamento e alimentação ficaram sob responsabilidade da cidade sede dos Jogos.

“Estimular a prática esportiva dos idosos de Itapevi está sempre em primeiro lugar. O apoio e atenção é sempre fundamental para que se sintam bem e à vontade em todos os aspectos, incluindo a participação em eventos esportivos”, afirma  Eliane Freitas, secretária de Desenvolvimento Social, Defesa da Cidadania e da Mulher de Itapevi.

“Nosso objetivo é novamente proporcionar qualidade e estimular a prática regular de atividades físicas. Queremos um resultado melhor ao obtido no ano anterior”, completa Willian Marcelino, coordenador de esportes da Prefeitura de Itapevi.

Retrospecto de Itapevi nos JORI 2017

No ano passado, a cidade levou uma delegação de 60 atletas para a 21ª edição da competição disputada em Praia Grande, também no litoral paulista, e conquistou o 26º lugar no quadro geral em disputa com outros 28 municípios integrantes da 1ª Região Esportiva e Capital (região do ABC, Grande São Paulo e litoral sul paulista).

Em 2017, Itapevi participou em 10 modalidades esportivas: coreografia (misto), dominó (masculino), truco (misto), tranca (masculino), vôlei (masculino e feminino), natação (masculino) e atletismo (masculino), dança de salão (misto), buraco (masculino) e tênis de mesa (masculino).

Os destaques ficaram por conta do buraco masculino (7ª colocação) e dança de salão categoria B – acima de 70 anos (7ª colocação). Na disputa de coreografia mista, Itapevi conquistou a 15ª posição, dentre as 18 participantes. A grande novidade e sensação foi a medalha de prata conquistada por Francisco Dias de Oliveira, 79, no atletismo categoria D (75 a 79 anos), na Pista Municipal de Atletismo.

Segundo a comissão organizadora dos Jogos, a 1ª Região Esportiva e Capital da 21ª edição dos JORI contou com a participação de 1.675 atletas e um total de 1.936 pessoas envolvidas na organização direta e indireta do evento.

Sobre os JORI

A competição é realizada em parceria entre Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) com o Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo (Fussesp).

São 14 modalidades disputadas entre atletas de ambos os gêneros com, no mínimo, 60 anos de idade: atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; truco; tênis; tênis de mesa; voleibol adaptado e xadrez.

A primeira edição dos Jogos foi disputada em 1994, com a nomenclatura de “Caros Coroas”, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. No ano seguinte, recebeu o nome de Jogos Regionais do Idoso.

Até o ano de 1997, a idade mínima era de 55 anos. A partir de 1998, a idade mínima passou a ser de 60 anos. Os jogos passaram a realizar-se em algumas regiões paulistas, evoluíram e tornaram-se classificatórios para JEI (Jogos Estaduais do Idoso), que atualmente intitulada como JAI (Jogos Abertos do Idoso).

Em 2017, participaram dos JORI as oito Regiões Esportivas do Estado. Foram 14 mil participantes, incluindo atletas, árbitros, técnicos e equipes de apoio. Os organizadores do evento estimaram 21 mil pessoas envolvidas no evento.

Neste ano, os JORI, para as oito regiões esportivas do Estado, acontecem até o dia 29 de março.

 

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!