ITAPEVI INICIA 1ª SEMANA DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS

_DrogasEm cerimônia realizada nessa segunda-feira (26), na Câmara Municipal, a Prefeitura de Itapevi iniciou oficialmente a 1ª Semana de Prevenção e Combate às Drogas

A ação promovida pelas Secretarias Municipais de Segurança e de Higiene e Saúde, e que até o dia 03 de maio será responsável por diversas atividades culturais, esportivas, assistenciais e de saúde voltadas ao combate aos entorpecentes na cidade.

A solenidade de abertura oficial da Semana foi marcada pela posse dos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal Antidrogas de Itapevi (COMADI), assinada pelo vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, em ato representando a prefeita Dra. Ruth Banholzer. O órgão ficará responsável por estabelecer políticas públicas de prevenção ao uso de entorpecentes e representa um importante instrumento para conscientizar crianças, jovens e adultos sobre o perigo das drogas.

Além de Jaci Tadeu, estiveram presentes à cerimônia o presidente da Câmara Municipal, Marcos Ferreira Godoy (Teco); os secretários Kleber Ferreira Maruxo (Segurança), Odilon Repasch (Esportes e Lazer) e Ruth Gianezzi (Assistência Social e Cidadania); o chefe de Gabinete, Dorval Rodrigues Filho; os vereadores Igor Soares Ebert, Silas Pinheiro, Adilson Peres, Luciano de Oliveira Farias (Bolor) e Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho); o delegado de polícia de Itapevi, dr. Aloysio Ribeiro de Mendonça Neto; a delegada de polícia civil, Dra. Isabel Cristina Ferraz; o comandante da 3ª Cia do 20º BPM/M, capitão Ângelo Moitinho; o diretor do Instituto de Criminalística, dr. Nicolau Constantino; o presidente do CONSEG de Itapevi, Amarildo Oliveira; o corregedor da Guarda, Marcio Reis; o diretor do Demutran, Adilson Rocha; o representante da OAB, Erci Ribeiro Tromel; o presidente do Rotary Clube de Itapevi, Luiz Carlos Delgado de Aguiar; o comandante da Guarda Municipal e diretor de Segurança de Vargem Grande Paulista, Deocleciano de Moraes; os integrantes dos programas ProJovem Adolescente e Protejo; a Banda de Música da Guarda Municipal de Itapevi; os integrantes do Grupo de Educação e Prevenção às Drogas de Embu das Artes; as coordenadoras dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e representantes de entidades assistenciais.

Jaci Tadeu ressaltou a importância da participação dos integrantes do ProJovem Adolescente  e do Protejo nas ações que serão realizadas ao longo da semana. “Ser jovem é saber envelhecer. É necessário ter em mente que se droga fosse bom não se chamaria droga, mas amor, amizade ou carinho. A missão desta campanha também é tirar das drogas aqueles que já estão envolvidos com elas”, afirmou Jaci, que citou a educação como principal forma de se alcançar um futuro melhor.

A 1ª Semana de Prevenção e Combate às Drogas em Itapevi é mais um instrumento do poder público na prevenção da violência e da criminalidade, sobretudo entre a população jovem do município. Durante o período do evento, estão sendo realizadas inúmeras atividades voltadas a todos os públicos. Entre as ações, destaque para um curso de agentes multiplicadores de informações a respeito dos entorpecentes, ministrado pelo DENARC (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) da Polícia Civil de São Paulo que já acontece na Secretaria Municipal de Segurança. Destaque também para uma Caminhada com jovens participantes dos projetos sociais mantidos pela administração municipal (Conexão Jovem, ProJovem e Protejo), igrejas evangélicas e católicas, associações e escolas, que alcançará diversos bairros da cidade, além da distribuição de cartilhas informativas, da realização de palestras informativas, de apresentações musicais e de dança e de um passeio ciclístico.

“Estamos ampliando ainda mais todas as ações que temos feito no combate à influência dos entorpecentes, sobretudo no público jovem, que é seu principal alvo. Este grande projeto alia informação, cultura, lazer, esporte e cidadania, para imunizar nossa cidade contra esta verdadeira doença que atinge a sociedade”, explica a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Para Teco, presidente da Câmara, é um orgulho para os vereadores poder participar da 1ª Semana de Prevenção e Combate às Drogas, ação que tem envolvido todos os setores da sociedade e chamado a atenção de outros municípios da região. “É uma satisfação enorme termos criado um projeto de lei tão importante, que pode trazer um despertar para Itapevi. Para se ter uma idéia, 22% da população brasileira consome algum tipo de entorpecente e 49% das escolas estaduais enfrentam problemas de utilização ou venda de drogas. Essa casa planta hoje a semente que germinará e dará frutos para toda a região. A maior viagem que podemos ter é viver, portanto, não usem drogas”, reiterou Teco.

“Itapevi hoje é um exemplo para os demais municípios da região. Quando vimos tantas forças unidas por uma mesma causa, percebemos que Itapevi não é a cidade do futuro, mas do presente”, afirmou o capitão Ângelo Moitinho.

Já Nicolau Constantino, diretor do Instituto de Criminalística, citou que a iniciativa da Prefeitura vem ao encontro de suas expectativas. “Esta é uma iniciativa extraordinária. Nosso departamento recebe não somente as drogas que são apreendidas na região, mas também as vítimas que elas causam. Por isso, a prevenção é de fundamental importância para se reduzir as estatísticas”.

Esta também é a opinião do delegado de polícia Dr. Aloysio Ribeiro de Mendonça Neto, que, de uma forma descontraída, envolveu os jovens falando da importância da prevenção. “Esta Semana é uma iniciativa muito legal, já que envolve a participação de diferentes segmentos da sociedade. Enxergo este projeto como uma semana de vacinação contra as drogas em nossa cidade”, concluiu.

Relacionados