ITAPEVI DISCUTE AÇÕES DO PROJETO MUNICÍPIO VERDE AZUL

Meio_ambientePrefeita, vereadores e secretário foram recebidos na Secretaria de Meio Ambiente

Após a adesão da cidade de Itapevi ao projeto estadual Município Verde Azul, a prefeita Dra. Ruth Banholzer foi recebida na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, na terça-feira (1). Acompanhada do presidente da Câmara Municipal, Marcos Ferreira Godoy (Teco), do secretário de Meio Ambiente, Evangelista Azevedo Limas e do vereador Luciano Farias (Bolor), Dra. Ruth apresentou ao chefe de Gabinete da Secretaria, Ubirajara Guimarães, e ao assessor Lucas Alexandre Chioda, as ações ambientais desenvolvidas na cidade, além das propostas de ações que deverão ser implementadas no município com o mesmo objetivo, como a coleta seletiva de lixo.

O projeto Município Verde Azul, além de orientar ações de preservação da fauna e da flora, direciona esforços na proteção aos recursos hídricos das cidades, bem como todos os recursos naturais, por meio da descentralização das ações. No âmbito do projeto são adotadas dez diretivas a serem executadas pelos municípios, de modo a garantir a proteção ao meio ambiente.

 Dra. Ruth destacou que, apesar da recente adesão do município ao projeto, a cidade já aplicava muitas das diretivas obrigatórias. “Já temos uma Secretaria de Meio Ambiente, que está se estruturando e realizando suas ações. Além disso, contamos com um aterro sanitário, para destinação do lixo domiciliar e está em obras a implantação de um coletor-tronco de esgotos, que deverá garantir até 2015 o tratamento de 100% dos dejetos produzidos na cidade”, disse a prefeita.

 Durante o encontro, Dra. Ruth apresentou uma das grandes dificuldades do município na observância das diretivas. “Somos uma cidade em pleno crescimento e diversas obras estão em andamento. Com isto o volume de resíduos proveniente – restos de concreto, de estruturas metálicas, areia e asfalto – em Itapevi cresce a cada dia e nosso grande problema é a destinação desses resíduos”, comentou.

 A prefeita salientou que tem procurado soluções em projetos realizados por outros municípios. “Um dos projetos que nos interessaram é de transformar resíduos sólidos em base e sub-base de asfalto, o que convém muito a nossa cidade, uma vez que ainda nos resta a pavimentação de cerca de 80 km de ruas em Itapevi”, disse.

 Outra ação realizada pela Prefeitura de Itapevi é o desassoreamento de rios e córregos da cidade, de modo a evitar inundações em diversos bairros. “Itapevi é uma cidade que recebe águas fluviais de vários municípios vizinhos, como Cotia, Santana de Parnaíba, São Roque e Jandira. Temos trabalhado incessantemente na manutenção dos nossos rios, para evitar transtornos à nossa população”, ressaltou.

 De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o projeto Município Verde Azul prevê encontros com representantes dos municípios para orientações e discussões de ações voltadas ao tema e que Itapevi também será chamado a participar. “Dentro de um mês, vamos chamar os técnicos e autoridades de Itapevi e vamos analisar o plano de ações que tiverem já elaborado”, prometeu Ubirajara.

 

Relacionados