ITAPEVI PROMOVE 1ª CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA MULHER

conferncia_da_mulherEvento marcou também o início da implantação do C.M.M. na cidade

 A Prefeitura promoveu na quinta-feira (3), a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher. O evento, realizado no salão da Comunidade Kolping Cristo Rei, reuniu lideranças comunitárias, autoridades e técnicos sociais e foi marcado pela leitura e aprovação do regimento interno do Conselho Municipal da Mulher (C.M.M.), bem como a eleição dos conselheiros da entidade.

O Conselho é um órgão deliberativo para efetiva ampliação das políticas públicas de valorização e reconhecimento do trabalho e da participação da mulher na sociedade itapeviense. O Conselho, segundo a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, é fruto da Lei Municipal n° 1.942, criada em 18 de março deste ano.

 Durante a conferência, os presentes puderam ainda acompanhar uma palestra relacionada à evolução dos direitos da mulher na sociedade, ministrada pelo advogado e assessor para o terceiro setor da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Marcos Vinícius de Oliveira.

 Participaram da conferência a prefeita Dra. Ruth Banholzer, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Ferreira Godoy (Teco), a juíza de Direito da Comarca de Itapevi, Vanessa Vaitekunas Zapater, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Frederico Gianezzi, a vereadora Sonia Salvarani, a coordenadora estadual da União Brasileira de Mulheres, Maria Luiza, além de representantes de entidades sociais e de classe de Itapevi e região.

 Na abertura dos trabalhos, a prefeita Dra. Ruth salientou a importância da atuação cada vez mais forte dos Conselhos dos Direitos da Mulher. “O diferencial da mulher em relação ao homem é a sensibilidade no discernimento e sua participação cada vez mais ativa na sociedade deve ser um dos objetivos do conselho. No dia em que as mulheres descobrirem a força que têm – por se tratar de mais da metade da população no mundo – poderemos sim, fazer desse país e do mundo um lugar melhor”, disse a prefeita.

 A implantação do Conselho também foi comemorada pela juíza da Comarca de Itapevi, Vanessa Vaitekunas. “A nossa maior bandeira deve ser a conscientização do poder de cada mulher. Faço votos que o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher obtenha sucesso neste importante trabalho”, comentou.

 O presidente da Câmara Municipal, Marcos Godoy, ressaltou o empenho do poder público na conquista de benefícios voltados ao público feminino da cidade. “Temos uma audiência com o secretário de Segurança Pública nas próximas semanas e entre os assuntos que iremos tratar, está a solicitação da instalação de uma Delegacia da Mulher em Itapevi.  Esta é uma luta constante de pessoas como a nossa prefeita Dra. Ruth e nossa vereadora Sonia Salvarani, grandes representantes das mulheres no Executivo e no Legislativo municipal”, declarou.

 A conferência ainda foi marcada pela entrega de homenagens a mulheres que se destacam na luta pela igualdade de direitos e pela participação ativa feminina na sociedade. A prefeita Dra. Ruth, a vereadora Sonia Salvarani, a juíza Vanessa Vaitekunas e a moradora Guiomar Dantas receberam troféus das mãos de participantes do ProJovem de Itapevi.

Relacionados