Itapevi amplia o atendimento de crianças com até 5 anos de idade nas escolas municipais

ampliacao_crianca_crecheMais crianças de Itapevi com idades entre seis meses e cinco anos estão sendo atendidas pela administração Dra. Ruth – Jaci Tadeu.

É o que revela um levantamento feito pela Secretaria de Educação e Cultura sobre a evolução do sistema educacional na cidade. De acordo com as informações apresentadas pela pasta, atualmente mais de 7,6 mil crianças contam com atendimento seja nas creches ou nas unidades que oferecem educação infantil.

O número é 38% superior à quantidade de crianças que eram atendidas pela última administração em 2004. Segundo a prefeita Dra. Ruth Banholzer, a ampliação do atendimento é fruto de inúmeros investimentos da Prefeitura na área da educação municipal, como, por exemplo, a construção de novas escolas e a ampliação das unidades já existentes.

“Temos realizado, nesses quase sete anos de governo, um trabalho imenso em favor da educação de nossas crianças. Com as obras que promovemos de construção e ampliação das unidades escolares, aumentamos, consideravelmente, o acesso da população ao ensino público. É só comparar o que havia em Itapevi antes de assumirmos a Prefeitura com o que nossas crianças podem contar hoje”, avalia Dra. Ruth.

Um dos maiores símbolos deste trabalho é o CEMEB Jardim Vitápolis, construído pela administração Dra. Ruth – Jaci Tadeu e inaugurado em 2008. Visando atender a demanda do bairro e entorno, a unidade beneficia atualmente 315 crianças de seis meses a três anos de idade, o que também representa muito mais do que o dobro da capacidade da antiga E.M. Arte e Vida.

Além do CEMEB Jardim Vitápolis e da E.M Cantinho do Céu, também situada no bairro, a Prefeitura mantém creches em pontos estratégicos da cidade, como Cohab (CEMEB Maria Clara Machado e CEMEB Monteiro Lobato), Jardim da Rainha (CEMEB Carlos Drummond de Andrade), Jardim Santa Rita (CEMEB Professor Irany Toledo Moraes), Alto da Colina (E.M. Doce Vida) e Amador Bueno (E.M. Alegria de Viver).

No ano passado, a Secretaria já havia divulgado informações referentes ao atendimento nas creches municipais. De acordo com a pasta, mais de 1,3 mil alunos eram beneficiados em 2010, número que representa mais do que o dobro em comparação ao primeiro ano do mandato de Dra. Ruth e Jaci Tadeu, em 2005.  

“A base de uma sociedade é a educação e a primeira etapa da educação é o ensino infantil. É neste momento que os alunos desenvolvem suas faculdades psicomotoras e estabelecem o primeiro contato com outras crianças de sua idade. Portanto, jamais pouparemos investimentos nesta importante etapa da vida de nossos munícipes. Este é um compromisso que mantemos com a população”, salienta o vice-prefeito Jaci Tadeu.

Ainda segundo o último levantamento da Secretaria de Educação e Cultura, o número total de pessoas matriculadas na Rede Municipal de Ensino, que inclui educação infantil, ensino fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e educação especial, também subiu consideravelmente nos últimos anos. Registros datados de 2004 dão conta de que as escolas municipais atendiam apenas 23.272 estudantes. Em 2011, o número de matrículas efetuadas foi de 26.506, o que representa um aumento de 13%.

Relacionados