Itapevi adere ao programa estadual Família Paulista

O prefeito Jaci Tadeu e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinaram na quarta-feira (02), a adesão do município de Itapevi ao programa estadual de combate à pobreza extrema, o ‘Família Paulista’. Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, será a maior ação social multidimensional já realizada no estado.

O programa atenderá inicialmente, 27 cidades da Região Metropolitana. Itapevi se insere nesse contexto por possuir, aproximadamente, sete mil famílias inscritas no CadÚnico, com perfil do programa, sendo beneficiárias de outros programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Renda Cidadã.

“Nós vamos trabalhar de forma conjunta, com várias secretarias, para que a família possa ter mais acesso aos programas como, por exemplo, os de saúde, de transferência de renda, de educação. É uma visão mais completa para que essas pessoas possam sair dessa condição de extrema pobreza”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Pelo programa Família Paulista, 1.885 famílias de Itapevi serão atendidas. De acordo com o Secretaria de Desenvolvimento Social, elas possuem o perfil do público-alvo da ação, que são famílias residentes nos bolsões de pobreza, prioritariamente com renda mensal menor ou igual a R$ 77,00.

“Mais que um novo modelo de política assistencial, o Programa Família Paulista é inédito, pois entende que a solução para o enfrentamento da extrema pobreza do Estado de São Paulo precisa ir além de atuações restritivamente sociais”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro.

Para o desenvolvimento das ações, Itapevi receberá R$ 2,8 milhões do Estado, via transferência Fundo-a-Fundo, ao longo de 24 meses. Com a adesão ao programa, a cidade terá a sua disposição o volume de recursos para atuação em dois ciclos: Ciclo de Trabalho com o Município – investimento em infraestrutura urbana em áreas de vulnerabilidade – e Ciclo de Trabalho com as Famílias – apoio às ações de formação escolar e qualificação profissional de adultos.

Para o prefeito Jaci Tadeu, a adesão do município ao programa representa mais uma ferramenta à disposição de Itapevi no desenvolvimento. “Ao longo dos últimos anos, Itapevi saiu da condição de cidade dormitório para uma cidade em franco crescimento industrial. Ainda assim, temos muito a avançar no desenvolvimento humano e programas como esse fortalecem nossa política de progresso econômico e social”, declarou Jaci, na ocasião acompanhado da Secretária de Assistência Social e Cidadania de Itapevi Ruth Gianezzi.

Relacionados