Investimentos em educação, saúde e infraestrutura marcam ações da Prefeitura de Itapevi em 2014

O segundo ano de trabalho do prefeito Jaci Tadeu foi marcado por investimentos em áreas como Educação, Saúde e Infraestrutura Urbana. Grande destaque para a entrega de cinco escolas destinadas a crianças de seis meses a quatro anos, nos bairros Parque Suburbano, Santa Rita, Cohab, Vila da Paz e Jardim Ruth.

As novas unidades, três construídas em parceria com a União e duas instaladas com recursos próprios, gerou um total de 649 novas vagas em creche e pré-escola, ampliando o atendimento na Educação Infantil. “Para o início de 2015, estão previstas as outras seis unidades, garantindo o atendimento a mais 1.080 crianças”, afirmou Jaci Tadeu.

O ano também foi marcado pela inauguração do Centro Municipal de Formação do Professor Anísio Spínola Teixeira, destinada à evolução da qualidade do ensino oferecido em Itapevi. O imóvel possui sete andares, sendo dois para estacionamento e um pavimento para o novo anfiteatro. Outra novidade é um espaço para oficinas e cursos, além de três andares destinados aos setores administrativos da Secretaria da Educação.

Na gestão da Saúde, a Prefeitura ampliou o atendimento aos moradores com a instalação dos Centros de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil – destinado para o atendimento de crianças e adolescentes – e Álcool e Drogas – que acolhe pacientes com transtornos graves, severos e persistentes advindos do uso abusivo de álcool e outras drogas.

Além disso, a Prefeitura vem ampliando o número de médicos atuantes no município, com destaque para a vinda de novos integrantes do Programa Mais Médicos, que hoje totalizam 23 profissionais. Além disso, a administração passou a contar com 324 médicos, que atuam em diversas especialidades.

O prefeito Jaci Tadeu destaca que, para 2015, a gestão da Saúde ganhará um grande reforço, com a informatização do sistema de atendimento nas unidades de saúde. “Além disso, está prevista a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), na região do Jardim Santa Rita. Também está previsto o início da construção dos postos de saúde do Jardim Rosemary e da Vila Santa Rita”, comentou o prefeito.

As obras de macrodrenagem de rios e córregos também foram aceleradas durante o ano de 2014. Realizada por ação conjunta entre a Prefeitura e a União, a ação já garantiu a canalização de mais de dois km do rio Barueri-Mirim e de mais de 700 metros do córrego Ribeirão do Sapiantã. Ao final dos trabalhos serão reduzidas as incidências de enchentes na cidade.

Os investimentos em cultura também ficaram evidenciados no segundo ano de trabalho de Jaci Tadeu. Em fevereiro foi instituída a Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, visando ampliar o acesso de moradores às manifestações artísticas e concentrando ações municipais destinadas ao público jovem, que hoje atendem a milhares de pessoas.

Em 2014, a Prefeitura concentrou esforços na qualificação da mão de obra existente na cidade. Ações como o Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Emprego e o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência garantiram formação profissional a mais de três mil pessoas durante o ano e a possibilidade de entrar no concorrido mercado de trabalho.

A principal ação voltada à qualificação foi a parceria com o Governo do Estado, que garantiu a instalação de cursos técnicos da e-Tec no primeiro semestre de 2015. Pelo convênio, os cursos de Logística e Comércio – um total de 80 vagas – serão ofertados gratuitamente no CEMEB Tarsila do Amaral.

A população também pode contar com o prédio do Programa de Formação Profissional de Itapevi (uma parceria entre a administração municipal e o Senai). Localizada na Cohab, as novas instalações abrigam os cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente aos moradores pelo Governo do Estado (ViaRápida) e pela União (Pronatec).

Novas academias ao ar livre também foram inauguradas ao longo do ano, com destaque para os equipamentos instalados na Praça 18 de Fevereiro (Centro) e no Parque Boa Esperança. “Atualmente, a cidade dispõe de onze academias ao ar livre, algumas adaptadas para pessoas com deficiência física, e o serviço deverá ser estendido a outras regiões”, ressaltou o prefeito.

O maior investimento na área esportiva foi a instalação do gramado sintético no Estádio Municipal André Nunes Junior. Principal praça esportiva de Itapevi, o espaço passou a contar com a nova grama em maio, que oferece maior durabilidade e permite que mais partidas de futebol sejam disputadas no local.

O segundo ano de trabalho de Jaci Tadeu também ficará marcado pelo alto grau de investimento na qualificação do serviço público. Isso porque foi aprovada, em 2014, uma série de leis voltadas à valorização do funcionalismo, entre elas, o sistema de avaliação funcional, a reforma da estrutura administrativa e o novo Plano de Cargos, Vencimentos e Carreiras. “Os mais de seis mil profissionais a serviço da Prefeitura foram beneficiados com a nova legislação, que garantiu o fim da defasagem salarial no município, tornando-os compatíveis com os oferecidos no mercado de trabalho da região”, reforçou o prefeito.

Relacionados