INTEGRANTES DO SAMU DE ITAPEVI PARTICIPAM DE CURSO EM SÃO PAULO

Curso_MotolanciaCurso de Motolância Socorrista foi realizado no 4º Batalhão da Policia Militar de Trânsito

Visando melhorar ainda mais o serviço prestado pelo Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Prefeitura de Itapevi possibilitou aos integrantes do SAMU de Itapevi participarem de um curso de Motolância Socorrista, realizado no 4º Batalhão da Policia Militar de Trânsito, em São Paulo. Para a prefeita Dra. Ruth Banholzer, a iniciativa visa melhorar ainda mais o atendimento prestado pelo SAMU à população, colaborando, assim, para a qualidade da saúde pública em Itapevi.

O curso de Formação de Motolância Socorrista, promovido entre a segunda-feira (30) e o sábado (05), foi dividido em diversas etapas. A prática de saltos e a superação de obstáculos estiveram entre as atividades realizadas.

Conhecida como VIR (veículos de intervenção rápida), a motolância recentemente adquirida pelo SAMU é guiada por profissionais da saúde treinados para prestar socorro, até a chegada de uma ambulância com uma equipe completa do departamento. A motocicleta é do tipo traill, de 250 cc, e sua potência permite alcançar velocidades seguras, compatíveis com uma condução ágil, a ponto de permitir a chegada da motolância, em média, cerca de 3 a 5 minutos antes da ambulância convencional.

Além disso, o veículo ainda dispõe de um baú de carga que contém colar cervical (P,M,G), desfibrilador externo automático (DEA), luvas de procedimento e estéreis, ataduras, compressas e gazes, talas de imobilização de diversos tamanhos, material de venopunção (incluindo seringas e cateteres de diversos tamanhos), material de via aérea básica, estetoscópio e esfigmomanômetro, oxigênio portátil e equipamento de proteção individual completo.

SAMU

O SAMU é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Por meio dele, o Governo Federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia, com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Quando necessário, a equipe ainda aciona e conta com a presença do helicóptero Águia 4 da Polícia Militar, como aconteceu no mês de abril, em um acidente de trânsito no Parque Suburbano. A aeronave acompanhou o trabalho da equipe do SAMU, que prestou os primeiros socorros a um munícipe.

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre os primeiros procedimentos.

Relacionados