ITAPEVI REALIZA ETAPA MUNICIPAL DA 4ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES

Conferencia_CidadeApós as quatro Pré-Conferências Temáticas realizadas na Câmara Municipal de Itapevi, a Prefeitura realizou a 4ª Conferência Municipal das Cidades, com os eixos temáticos que refletem os principais desafios para implantação do tema “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”.

O encontro, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), aconteceu no domingo (29), no CEMEB Bemvindo Moreira Nery e contou com a presença da prefeita, Dra. Ruth Banholzer; do secretário de Desenvolvimento Urbano, vice-prefeito e presidente do Conselho da Cidade de Itapevi (CONCITA), Engº Jaci Tadeu da Silva; dos vereadores Fláudio Azevedo Limas, Adilson Peres e Cláudio Dutra Barros; dos secretários Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social) e Evangelista Azevedo Limas (Meio Ambiente), juntamente com os representantes das entidades do município.

Abrindo o evento, o secretário Jaci Tadeu da Silva, agradeceu o empenho dos participantes e explicou que o relatório dos encontros será encaminhado para Brasília. “Pelo relatório iremos verificar as deficiências para atender as classes sociais minoritárias e proporcionar essa acessibilidade que vem ao encontro do governo de Dra. Ruth”.

O vereador Fláudio ressaltou que a questão fundiária em Itapevi é o maior problema. “Era urgente a reforma urbana, tem muito que se fazer e eu quero parabenizar a prefeita Dra. Ruth, o vice-prefeito Jaci, toda a equipe e as entidades que estão interessadas. O governo da Dra. Ruth tem dado grande atenção ao tema. Temos loteamentos aprovados anteriormente que são verdadeiros barrancos e essa participação coletiva vai ser fundamental para resolvermos essas questões”.

A prefeita Dra. Ruth disse que nada acontece da noite para o dia e que o grupo presente no evento é preocupado com o futuro da cidade. “Estamos todos arregaçando as mangas e a participação da comunidade é muito importante para juntos darmos um norte e criarmos mais condições de desenvolvimento urbano para Itapevi”.

_conferncia_cidades1O arquiteto Ivan Henrique (SDU), salientou a importância da Conferência e os desafios, cujo papel é propor a reflexão acerca da integração das políticas setoriais e sua relação com a participação democrática, nas questões relativas aos conflitos fundiários urbanos do município para o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, Ivan também ressaltou a importância da criação e consolidação dos Conselhos Municipais da Cidade, buscando a discussão sobre as especificidades de cada gestão. Posteriormente, o arquiteto Fernando Boselli (CPTM) apresentou os projetos da empresa para a linha 08, onde fazem parte as estações de Amador Bueno, Ambuitá, Cimenrita, Santa Rita, Itapevi e Vila Dr. Cardoso, que compõe a cidade de Itapevi.

Os participantes foram divididos em três salas temáticas de debate, a livre escolha, cujos temas foram:  Tema 1. Mobilidade Urbana e Acessibilidade; Tema 2. Regularização fundiária e Revitalização Urbana e Tema 3. Aplicação do Plano diretor Participativo e seus Anexos – Conselhos Participativos e sua função.

Logo em seguida, os representantes de cada sala apresentaram as propostas discutidas pelos grupos aos demais participantes para definir futuras políticas de desenvolvimento urbano no município e levarem as propostas em nível estadual e federal. Em seguida, foram eleitos os membros do Conselho da Cidade de Itapevi – CONCITA.

As propostas elaboradas serão levadas pelos Delegados eleitos pelo CONCITA para a 4ª Conferência Estadual das Cidades, que será realizada nos dias 27 e 28 de março de 2010 em São Paulo.

Relacionados