Igor Soares visita obras do piscinão do Jardim Vitápolis

O prefeito Igor Soares visitou na última semana a construção do piscinão na divisa dos bairros Jardim Vitápolis e Cidade Saúde. Em ritmo acelerado, a obra tem como objetivo diminuir o impacto das enchentes em Itapevi. Relatório produzido pela Secretaria de Planejamento na quinta-feira (29) aponta que 36% das obras do reservatório já foram executadas.

O piscinão receberá águas do rio Barueri-Mirim e contribuirá com a diminuição de enchentes e alagamentos na região destes bairros e na região central. 

A construção do reservatório integra uma das etapas do programa de macrodrenagem do rio Barueri-Mirim, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itapevi e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), e que está com 73% do total de suas obras contratadas concluídas. O valor total da macrodrenagem é de aproximadamente R$ 112 milhões.

O prefeito Igor Soares afirmou que após concluídas as obras do Piscinão do Vitápolis, os esforços serão direcionados para o Piscinão do Suburbano. “Assim que passar o período de chuvas do início de 2018 iremos iniciar as obras do Piscinão do Suburbano, que diminuirá ainda mais os efeitos das fortes chuvas no município”, destacou.

Combatendo alagamentos

As obras do piscinão do Vitápolis foram iniciadas no dia 7 de fevereiro e estão orçadas em aproximadamente R$ 15 milhões, com previsão de término até o final deste ano. Na ocasião, os operários haviam iniciado os trabalhos de limpeza e drenagem de uma área de cerca de 68 mil m², que fica entre os bairros Cidade Saúde e Vitápolis.

O equipamento, que terá três metros de profundidade, é paralelo ao rio e irá captar o excesso de água quando o nível do rio ultrapassar a cheia. O equipamento terá capacidade de até 109 milhões de litros de água de armazenamento.

Atualmente, estão em fase de execução os serviços de terraplanagem do reservatório, com a escavação e regularização de taludes do piscinão (firmamento do terreno inclinado para estabilidade do solo), instalação e enchimento das paredes da parte interna e do nível de fundo do reservatório.

Os serviços são executados pela empresa Soebe Construção e Pavimentação e Construtora Etama Ltda., responsável pelo consórcio Barueri-Mirim.

Relacionados