Igor Soares inaugura Serviço de Ultrassonografia (SEU) em Itapevi

A Prefeitura de Itapevi inaugurou, nesta sexta-feira (30), o programa municipal Serviço de Ultrassonografia (SEU), no Centro de Referência da Mulher. O evento contou com a participação do prefeito Igor Soares, do vice Marcos Godoy (Teco), da secretária de Saúde de Bem Estar, Dra. Luiza Nasi, profissionais da saúde, secretários municipais e vereadores.

O atendimento do SEU começa já na terça-feira (4). O espaço funcionará no 2º andar do Centro de Referência, onde serão realizados, em média, 200 exames semanais.

O programa irá reduzir a fila de espera de 21 mil exames, como transvaginal e de abdômen total, que aguardam para serem feitos desde 2014, segundo informações da Secretaria de Saúde e Bem-Estar de Itapevi. O SEU também realizará exames obstétricos, de vias urinárias, partes moles e tireoide.

“Nosso objetivo é reduzir o máximo possível essa fila, porque quem precisa de um exame tem pressa e é inconcebível que milhares de pessoas estejam esperando há mais de três anos para fazer uma simples ultrassonografia”, disse o prefeito Igor Soares.

Além do Centro de Referência, o prefeito disse que o SEU chegará à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Engenheiro Cardoso e também no futuro CEDI (Centro de Especialidades Diagnósticas de Itapevi), que funcionará no prédio construído e ainda não utilizado na Vila Santa Rita.

“Este é o primeiro de muitos outros que teremos na cidade”, destacou o prefeito Igor Soares. Para ele, a medida garante mais dignidade e melhor acolhimento aos pacientes na saúde pública.

Fila de espera

Segundo dados da Secretaria de Saúde e Bem-Estar de Itapevi, a fila de espera pelos exames de ultrassonografia começou a aumentar em 2014, quando a rede municipal reduziu o número de agendamentos internos de 250 para 30 exames semanais, até suspender completamente o atendimento no início de 2016.

Outras ações

Neste ano, a Prefeitura contratou 77 novos profissionais da saúde, com o objetivo de melhorar e agilizar o atendimento nas unidades de saúde, investiu na criação de um SMS de alerta, para diminuir o índice de absenteísmo nos exames e consultas, e entregou o Sorriso Móvel – unidade que leva serviços de odontologia aos estudantes da rede municipal de ensino. “Estes são os primeiros passos de um trabalho contínuo que teremos para melhorar a qualidade da saúde no município”, destacou o prefeito Igor Soares. 

Relacionados