Humanização no atendimento da Saúde é tema de projeto desenvolvido pela Prefeitura de Itapevi

Com o objetivo de estabelecer a política de humanização do atendimento nas unidades de saúde, por meio da motivação e da valorização dos funcionários, a Prefeitura de Itapevi deu início ao projeto “Cuidando do Cuidador”, inicialmente realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Nicanor Abreu – Jardim da Rainha.

A partir dessa iniciativa, a unidade já serviu de sede para três encontros com temas voltados à dinâmica de grupo, motivação, trabalho em equipe e o investimento na auto-estima. O projeto teve início no mês de setembro e é coordenado pela psicóloga e terapeuta comunitária, Rosana Marcílio de Freitas e, pela psicóloga Thaís Aparecida de Oliveira, médicas da unidade.

O primeiro encontro serviu para apresentar o projeto aos funcionários e discutir propostas para as próximas realizações. Já a segunda reunião proporcionou a prática de uma dinâmica de grupo, com ginástica laboral e relaxamento, coordenados pela fisioterapeuta do Centro de Reabilitação, Kely Cristine.

A terceira realização aconteceu no início deste mês e reuniu dezenas de servidores da unidade, que participaram de uma palestra sobre temas motivacionais e o desenvolvimento do trabalho em equipe, ministrada pelo psicólogo Fábio Eduardo de Oliveira. O “Dia da Belezura” é o tema do quarto encontro, que vai acontecer no mês de dezembro e já conta com 35 profissionais inscritos.

De acordo com a coordenação do projeto, os encontros mensais superaram os resultados esperados, pois a dinâmica e a união entre os funcionários aumentou e, além disso, o projeto motivou a equipe de enfermagem da unidade a desenvolver uma ação voltada para a saúde dos profissionais. A partir do ano que vem, a ação vai continuar e a proposta é que seja estendida para as outras unidades de saúde de Itapevi.

Relacionados