Guardas Municipais de Itapevi passam por cursos de capacitação

Curso_Capacitacao_GCMPrimeira turma de agentes da Guarda Municipal de Itapevi receberam nesta quarta-feira (15), diploma do curso de capacitação oferecido pela Secretaria Municipal de Segurança.

Evento, que contou com a presença da prefeita Dra. Ruth Banholzer e do secretário de segurança Kleber Maruxo, marcou a entrega de certificados a 23 profissionais e está sendo estendido a todos os 250 guardas municipais.

O treinamento, que durou duas semanas, foi ministrado pelos técnicos Dr. Osmar Ventris e Sandra Mattos e incluiu temas como Direitos Humanos, Cultura e Conhecimento Jurídico, Ordenamento do Trânsito, Atendimento do Trânsito, Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais, Atendimento Pré Hospitalar, Segurança Escolar, Policiamento Comunitário, Fundamento da Gerência Integrada em Situações de Prevenção e Mediação de Conflito. 

Prevista no Estatuto do Desarmamento, a capacitação dos guardas municipais é oferecida anualmente pela Prefeitura, sendo obrigatória a realização de, no mínimo, 80 horas de curso. “No entanto, o curso oferecido aos nossos guardas chega a 100 horas, por entender que quanto mais preparado estiver o agente, melhor serviço ele prestará a população”, destacou o secretário Kleber Maruxo.

O curso é oferecido nas dependências do Centro de Formação e Capacitação Profissional da Guarda Municipal de Itapevi, que tem se tornado uma grande referência na região na qualificação de profissionais de segurança. Além de formar guardas de Itapevi, o espaço também já recebeu guardas das cidades de Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Araçariguama.

Atualmente, 20 novos profissionais estão sendo formados nas dependências do Centro, incluindo oito de Porto Feliz, sete de Itapevi, um de Jandira e quatro de Vargem  Grande Paulista. Segundo a Secretaria de Segurança, a previsão de formatura dos novos guardas deverá ocorrer no início de setembro.

Além de dispor de profissionais qualificados para o aprendizado os futuros agentes contam com uma estrutura dotada de duas salas de aula de 40 lugares cada uma, sala com tatames para aulas de defesa pessoal, sala para condicionamento físico, auditório com 80 lugares, 15 salas administrativas, refeitório, alojamento masculino e feminino.

Dra. Ruth também entregou oficialmente os novos equipamentos de condicionamento físico aos guardas, que incluem bicicletas ergométricas, espaldar, esteira e outros equipamentos. “Este Centro foi criado para aprimorar o conhecimento e a qualificação de todos vocês Guardas Municipais. Com mais esses investimentos, passamos a ter cada vez mais homens e mulheres bem preparados para contribuir com a segurança da nossa população”, afirmou a prefeita. 

Relacionados